Sábado X Domingo

Prof. João Flavio Martinez
Sábado X Domingo
[Photo]
“0 sábado, juntamente com toda a lei, foi cravado na cruz” (Col. 2:14).

Nosso objetivo não é desmerecer os que guardam o sábado, queremos apenas questionar o fato de fazerem desse ensino, um artigo de fé incondicional para a salvação da alma. Hoje a maioria das igrejas evangélica observa o domingo como dia de repouso semanal, o que não significa que seu culto seja inválido e não aceito por Deus, muito menos que ela esteja obedecendo a ordem de qualquer imperador romano, como muitos querem fazer crer. Queremos aqui demonstrar, que dos dez mandamentos que se encontram em Êxodo 20, apenas nove são ratificados no Novo Testamento. Confira no quadro abaixo:

Antigo Testamento
1. "Não terás outros deuses diante de mim" (Êx 20.3).
2. "Não farás para ti imagem de escultura" (Êx 20.4).
3. "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (Êx 20.7).
4. "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar"(Êx 20.8).
5. "Honra a teu pai e a tua mãe" (Êx 20,12).
6. "Não matarás" (Êx 20,13).
7. "Não adulterarás" (Êx 20,14).
8. "Não furtarás" (Êx 20.15).
9. "Não dirás falso testemunho" (Êx 20,16).
10. "Não cobiçarás" (Êx 20.17).

NOVO TESTAMENTO
1. "...vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra..." (At 14.15).
2."Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (1 Jo 5.21).
3. ",.-não jureis nem pelo Céu, nem pela terra" (Tg 5.12).
4. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
5. "Filhos,- obedecei a vossos pais" (Ef 6.1).
6. "Não matarás" (Rm 13.9).
7. "Não adulterarás" (Rm 13.9).
8. "Não furtarás" (Rm 13.9).
9-"Não mintais uns aos outros" (Cl 3.9).
10. "Não cobiçarás" (Rm 13.9).

O Novo Testamento, repete pelo menos
. 50 vezes o dever de adorar só a Deus;
. 12 vezes a advertência contra a idolatria;
. 4 vezes a advertência para não tomar o nome do Senhor em vão;
. 6 vezes a advertência contra o homicídio;
. 12 vezes a advertência contra o adultério;
. 6 vezes a advertência contra o furto;
. 4 vezes a advertência contra o falso testemunho;
. 9 vezes a advertência contra a cobiça.
Em nenhum lugar do Novo Testamento, no entando, é encontrado o mandamento de se guardar o Sábado


O SÁBADO OU O DOMINGO?
É possível alguém cumprir a Lei sem guardar o sábado? A resposta a esta pergunta é dada quando estudamos a vida e o ministério terreno de nosso Senhor Jesus Cristo. O Novo Testamento ratifica o que está escrito no Antigo, que, ninguém jamais foi capaz de cumprir a lei na sua plenitude. A necessidade da encarnação de Cristo se constitui numa das mais evidentes provas da incapacidade do homem em cumprir a lei divina, por isso Ele mesmo disse: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.17,18). Não poucas passagens do Antigo Testamento mostram, a irritação divina diante do legalismo frio e morto dos judeus, apresentado através dos sacrifícios e sucessivo cerimônias feitas com o propósito de satisfazer a letra da Lei. Quanto mais tempo passava, mais imperfeito se manifestava o homem que buscava a perfeição através da prática da Lei. Porém, veio Jesus Cristo como enviado de Deus, para cumprir a Lei em nosso lugar, o que fez coroando-a pelo ato da sua morte na cruz. Três são os erros que envolvem a guarda do sábado:
1. Em vez de exaltarem o espírito, exaltam a letra da lei;
2. Demonstram uma falta de discernimento da Palavra de Deus,
3. E consideram a moral referente ao mandamento do sábado como invariável, imutável.

O sábado realmente é um símbolo destinado a lembrar a Israel a vinda do Messias, como diz Paulo em Colossenses 2:16,17: “Ninguém, pois, vos julgue por causa da comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.''
Em todo o Novo Testamento não existe uma passagem sequer que enfatize a observância do sábado como essencial.' “0 sábado, juntamente com toda a lei, foi cravado na cruz” (Col. 2:14).
Os gentios têm a lei escrita em seus corações, isto é, a lei cuja moral é imutável; a lei do sábado não está escrita em seus corações, porque a sua moral é mutável. Vejamos diversas passagens bíblicas que claramente refutam a observância da lei e do sábado:
•1) Ninguém é justificado pela lei; o crente está liberto da lei - Romanos 3:20; 4-6; Gálatas 2:16; 3:2,3; 5:1,4,6,9; Hebreus 7:19; 8:6-13.
•2) Cristo é o fim da lei e dos mandamentos - Romanos 10:4; Efésios 2: 15; II Coríntios 3:13,14.
•3) A guarda do sábado é questão de consciência e não de fé - Romanos 14:5.
•4) 0 sentido moral do dia do sábado é um dia para descanso; a parte cerimonial é um dia fixo para descanso; o sentido moral não deixou de existir, somente o dia fixo - Mateus 12:5,6; João 7:21-24.
•5) No Concílio em Jerusalém não houve prescrições acerca do sábado - Atos IS:1-34.
•6) Nove dos dez mandamentos constam em o Novo Testamento, exceto o referente ao sábado - Êxodo 20:2,3 (1 Coríntios 8:4-6; Atos 17:21-30); Êxodo 20:5,6 (1 João 5:12);Êxodo 20:7 (Tiago 5:12); Êxodo 20:12 (Efésios 6:141); Êxodo 20:13 (Romanos 13:9); Êxodo 20:14 (1 Coríntios 6:9,10); Êxodo 20:15 (Efésios 4:28); Êxodo 20:16 (Colossenses 3:9; Tiago 4:11) ; Êxodo 20:17 (Efésios 5:3).
•7) 0 conceito perpétuo, defendido pelos que guardam o sábado, inclui outras coisas, além do sábado, que eles não observam: a festa da páscoa (Êx. 32:14); as purificações (Êx. 30:21); os festivais sagrados (Lev. 23:21); a festa dos tabernáculos (Lev. 23:41); a circuncisão (Gên. 17:12,13).
•8) Os grandes acontecimentos do cristianismo não se deram no sábado, mas no domingo - João 20:1; 20:19,26; 20:11; Mateus 28:1- 10; Lucas 24:13-35; Levítico 23:16; Atos 2:1-13; 2:14; 2:41; Apocalipse 1: 10.

JESUS VIOLOU E ABOLIU O SÁBADO COMO DIA OBRIGATÓRIO DE DESCANSO?

Segundo a Bíblia:
JESUS TEVE O SEU NASCIMENTO PROMETIDO SEGUNDO A LEI
-> O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; (Dt 18.15)

NASCEU SOB A LEI
-> Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (Gl 4.4)

FOI CIRCUNCIDADO SEGUNDO A LEI
-> E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. (Lc 2.21)

FOI APRESENTADO NO TEMPLO SEGUNDO A LEI
-> E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Lc 2.22)

OFERECEU SACRIFÍCIO NO TEMPLO SEGUNDO A LEI
-> E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos. (Lc 2.24)

FOI ODIADO SEGUNDO A LEI
Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. (Jo 15.25)

FOI MORTO SEGUNDO A LEI
Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. (Jo 19.7)

VIVEU, MORREU E RESSUSCITOU SEGUNDO A LEI
-> E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, (Lc 24.44-46)

APESAR DE JESUS HAVER CUMPRIDO TODA A LEI, A RESPEITO DELE SE LÊ: "E OS JUDEUS PERSEGUIAM A JESUS, PORQUE FAZIA ESTAS COISAS NO SÁBADO. MAS ELE LHES DISSE: MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM. POR ISSO, POIS, OS JUDEUS AINDA MAIS PROCURAVAM MATÁ-LO, PORQUE NÃO SOMENTE VIOLAVA O SÁBADO, MAS TAMBÉM DIZIA QUE DEUS ERA SEU PRÓPRIO PAI, FAZENDO-SE IGUAL A DEUS"
-> E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. JO 5:18 - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (Jo 5.16-18)
. Assim como para os judeus era inadmissível Jesus ser Filho de Deus enquanto violava o sábado, para o que hoje guardam o sábado é igualmente impossível admitir que os evangélicos sejam filhos de Deus enquanto guardam o domingo em substituição ao sábado.

Acusado pelos judeus de violar o sábado, Jesus afirmou que "o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" (Mc 2.27,28). Com estas palavras, Jesus defende o princípio moral do quarto mandamento do Decálogo, condenando abertamente o cerimonialismo, e revela a sua autoridade divina sobre o sábado, para cumpri-lo, aboli-lo ou muda-lo. O sentimento moral é a necessidade de se descansar um dia por semana, valendo para esse fim, qualquer deles. Sobre esta questão, escreveu o apóstolo Paulo : " Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz" (Rm 14.5,6).

POR QUE O DOMINGO?

Dentre outras razões da substituição do sábado pelo domingo, como dia semanal de repouso para a Igreja, destacam-se as seguintes:
cristo ressuscitou no primeiro dia da semana
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. (Mc 16.9).

o primeiro dia da semana foi o dia especial das manifestações de cristo ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no domingo seguinte
E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. (Lc 24.13,33-36)
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto. Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. (Jo 20.13-19,26).

o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecoste, um dia de domingo
Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR. E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações. (Lc 23.15,16-21)
E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; - E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (At 2.1-4).
os cristãos dos tempos apostólicos costumavam se reunir aos domingos para celebrar a Santa ceia do Senhor, pregar, e separar suas ofertas para o Senhor
E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. (At 20.7)
ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (1 co 16.1,2).
Ainda sobre o domingo como dia de festa semanal da Igreja, veja o que escreveram alguns Pais da igreja:

Barnabé
"De maneira que nós observamos o domingo com regozijo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos".

Justino Mártir
"Mas o domingo é o dia em que todos temos nossa reunião comum, porque é o primeiro dia da semana, e Jesus cristo, nosso Salvador, neste mesmo dia ressuscitou da morte".

Inácio
"Todo aquele que ama a cristo, celebra o Dia do Senhor, consagrado à ressurreição de cristo como o principal de todos os dias, não guardando os sábados, mas vivendo de acordo com o Dia do senhor, no qual nossa vida se levantou outra vez por meio dele e de sua morte. Que todo amigo de Cristo guarde o dia do senhor!"

Dioniso de Corinto
"Hoje observamos o dia santo do senhor, em que lemos sua carta".

Vitorino
"No Dia do senhor acudimos para tomar nosso pão com ações de graça, para que não se creia que observamos o sábado com os judeus, o qual Cristo mesmo, o senhor do sábado, aboliu em seu corpo". Escreve o apóstolo Paulo: "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-sE em visões, enfatuado sem motivo algum na sua mente carnal, e não retendo a Cabeça, da qual todo corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus" (Cl 2.16-19).

14 comentários:

Anônimo disse...

só uma correção...o sabado foi mencionado como mandamento no novo testamento sim. se todos lerem em lucas 23:56 vão ver. fiquem atentos irmãos, convem ouvir a Deus do que aos homens.

Anônimo disse...

Alguem poderia explicar isso o que anonimo postou?

Marcos disse...

como iriam explicar se em lucas 23:56 diz: "E no sábado descasam, segundo o mandamento." Que mandamento é esse? Porque o próprio pastor ou teólogo que escreveu todo o texto acima não explica. O que Cristo cravou na cruz, não foi a lei dos dez mandamentos e sim a lei em forma de ordenanças. O que Cristo veio fazer com a Lei dos Dez Mandamentos foi o que está profetizado em Isaías 42:21 " Foi do agrado do Senhor, por amor de Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa." Como vem vem alguém e diz que não é nescessária observar o sábado. Na conta de Deus 10-1=0, veja o que está escrito em Tiago 2:10 "Pois qualquer que quarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." Só porque nos versículos seguintes Tiago não comenta sobre o sábado, isso não quer dizer que não devemos observálo, sendo assim, ele também não fala sobre o "Não roubarás", e nem por isso devemos roubar. Então, irmãos, por que razão em Apoclipse 12:17 diz que satanás ficopu irado contra quem quarda (OS DEZ E NÃO NOVE) mandamentos de Deus e em Apocalipse 14:12 chama de PERSEVERANTES E SANTOS aqueles a que assim procedem. Para finalizar, segue uma advertência, não minha, mas de Deus: "Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os Seus mandamentos é MENTIROSO, e nele não está a verdade." 1 João 2:3 PERGUNTA VOCÊ É FILHO DA VERDADE OU DA MENTIURA?! Um abraço e que Deus ilumine os seus conhecimento, costuma dizer não tire dúvidas com ninguém, pergunte a Deus e Ele lhe responderá estudando a Sua palavra. Que nos ilumine e Jesus logo venha.

Anônimo disse...

Marcos,

Falarei a respeito do seu comentário. É necessário contextualizar o teu texto. Vamos fazer isto então:

Você citou o texto de lucas 23:56, este traz a narrativa da morte de cristo e no verso 56 onde está a ordenança do sábado? Essas pessoas eram esclarecidas na nova aliança que estava sendo estabelecida? Ainda não. Os costumes judaizantes ainda eram arraigados. Estude o ministério de Paulo, verás que ele também começou seu ministério com os Judeus e depois partiu para os gentios. O verso não respalda para que tu faças o mesmo hoje.
O que Cristo cravou na cruz foram as leis em forma de ordenanças e os dez mandamentos estão incluídos, ou achas que os dez mandamentos não estão em forma de ordenança?

Jesus veio para cumprir o que estava escrito a seu respeito (vida, ministério e morte). O verso de Isaías 42:21 diz que a lei foi engrandecida e em outras traduções traz o texto que Cristo foi engrandecido pela Lei. Isto significa que a lei seria cumprida através de Cristo, pois seria o único capaz de cumpri-la integralmente sem pecar em nenhum ponto. É isso que quer dizer o texto com engrandecer a lei. Com o cumprimento da Lei em forma de ordenanças que nos era contrária, devido a impossibilidade de ser cumprida na sua totalidade, Jesus a cumpriu em nosso lugar. A nova aliança foi estabelecida sob novos mandamentos e novas promessas. A lei serviu de aio até o que haveria de vir que é perfeito. Se a lei fosse perfeita precisaria ser substituída a ponto de desaparecer? O apóstolo usa o termo "perto está de desaparecer", isto significa no contexto da sociedade judaica que estava se convertendo ao cristianismo, que seria uma mudança gradual nos costumes e leis judaicas.
Meu caro, nenhum dos DEZ mandamentos subsiste na nova aliança que é baseada no amor. Sabes me dizer qual é o maior mandamento? sabe me dizer onde está o maior mandamento dentro dos Dez mandamentos? Os dez mandamentos eram letra morta perto da nova aliança. Não existe 10-1, todos foram suplantados, a lei é nova, não é um remendo da antiga. Achas que o "não matarás" da lei mosaica é o mesmo da nova aliança? Se irar contra o proximo já nos coloca em situação de pecado e juízo, bem diferente da lei de Moisés que eram permitidos matar idólatras e profanadores de sábado por exemplo.
Amado, você citou Tiago 2:10, se não existe ordenança, não existe falta de zelo e nem pecado em não fazê-lo. Se este versículo não traz qual o mandanento, outros o trazem dentro de seus devidos contextos e em nenhum verás a guarda do sábado.
Você citou apocalipse 12:7, porém tem um acréscimo perigoso no teu texto, colocaste entre parentesis (DEZ MANDAMENTOS) e a Bíblia não traz este texto, a bíblia diz mandamentos e no contexto da nova aliança se referem aos mandamentos dados por Deus através de Cristo.
Observe o texto de II joão 2:9 "Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho." O querer de Deus como mandamentos para a igreja de Cristo é a doutrina que Cristo ensinou e o próprio Cristo não ordenou a guarda do sábado. O texto de I joão 2:3 que citaste é verdadeiro, porém estás equivocados quanto aos mandamentos a serem observados pela igreja de Cristo hoje.

Unknown disse...

encrivel como deus é maravilhoso em dar misericordia para aqeles q sao teimosos, pois Deus deu o sabado até para um jumento vcs é q ñ entende q deus continue tendo misericordia de vcs, lembrando qe o sábado é um sinal de Deus entres os homens e é sinal para sempre exo; 31;17.. e Deus ñ deu o sabado para os judeus ñ ele deu foi para o homem na criaçao ele só mandou os judeus lembrar, o pior cego é aqele q ñ q enxergar;;.. q Deus te der entedimento para isso meus irmaos

riospianos2006 disse...

se voce ler direito o em Mateus
28:19 e 20 vera que o que foi abolido na cruz foi a lei das ordenanças e nao diz os 10 mandamentos. Se voce estudar a biblia, sabera que as leis de ordenança era os rituais como exemplo: matar um cordeiro, leis do templo etc., e se voce continuar a estudar a biblia, em Mateus 22: 34-40. Queridos, a verdade esta escrito na biblia e nao acreditem em versoes ou teorias nao fundamentadas na biblia, seu cre em Deus, entao a sua palavra é o caminho, e sobre a salvação, os '10 mandamentos nao salva a ninguem, somente seremos salvos pela graça, porem os 10 mandamentos é como um espelho para lhe mostrar a realidade, se nao fosse assim, nao saberia que furtar é crime ou que matar é pecado, sabemos disso mediante a lei de Deus. Que Deus abençoe

Unknown disse...

so a Biblia e a regra pro cristao e na biblia ensina a observar o sabado como dia de adoraçao e louvor ,dia separado pelo proprio Deus,poi os Dez Mandamentos ,forao escritos pelo dedo do Deus criador e mantenedor de tudo e de todos,quen sou eu para toser a palavra de Deus,quen voçe vai seguir a Deus e sua palavra ou aos homens e sua tradiçao , o sabado e um sinal eterno entre Deus e escrusivamente o seu povo ezequiel 20;12,20;20 eternamente que Deus abra o seu coraçao e sua mente se voçer e sincero,que Deus te abençoe:

Anônimo disse...

Carlos,bom meus amados,observando os comentarios,detectei q alguns irmãos estão seguindo,ou entendo a Biblia pela a metade.A palavra descreve q todas as escrituras são inspirada por Deus,então estive observando q existe irmãos que guardam as doutrinas só do novo testamento.Com respeito ao sabado Jesus disse que coisas licitas devem fazer.são coisas q não podem deixar para o outro dia,ele trouxe o exemplo: se cair um boi no abismo e porque é sábado não vai tira-lo?Jesus nos ensina claro isto.O sabado,e um dia pra ser dedicado a serviço somente de Deus.Por isso q Jesus curou pessoas no sabado,ele estava fazendo o bem.[fazendo a vontade de Deus]Amados vamos estudar a Biblia com pleta porque Deus não mudou e jamais mudará.por favor leia:Deut,5,12-15.Que Deus ilumine que todos possam entender,q de Geneses a Apocalipse não encontramos razão para guardar domingo.Deus vos abençoe.

Alexandre Gomes disse...

Querido amigo você mencionou que no novo testamento não nenhuma sitação sobre o guardar o sábado certo. Pois aqui estar uma sitação para a sua meditação entre varias sitações que existe na Bíblia sobre o sábado. Leia por gentiliza Hebreus cap. 4, o cap. inteiro.

Anônimo disse...

Quero ressaltar que adoração é uma ato de submissão diante daquele a quem consideramos deus.

1. NA CRIAÇÃO:

Convém lembrar que “no princípio” existia apenas um HOMEM e uma MULHER; não existia o povo judeu! Deus abençoa e santifica o SÁBADO.

"assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados e havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito; abençoou Deus o dia sétimo e o santificou porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera." Gênesis 2:1-3

2. APÓS A ESCRAVIDÃO:

O Senhor retira um povo do Egito e entrega a Lei. Interessante é que Deus quer que esse povo traga à memória, algo que existia! Deus ordena que esse povo “lembre” do dia santo, diz a quem pertence a adoração nesse dia e explica o “porquê”.

"Lembra-te do dia do sábado para o santificar...o sétimo dia é o SÁBADO do SENHOR teu Deus...porque em seis dias fez o SENHOR a terra e tudo que nela há...portanto abençoou o dia do sábado e o santificou." Êxodo 20:8-11

3. APÓS O 7º ANJO TOCAR A TROMBETA:

Começa o juízo de Deus!

" e iraram-se as nações, veio a tua ira, o tempo dos mortos para que sejam julgados e o tempo de dares o galardão aos profetas, aos teus servos, aos santos e aos que temem o teu nome... e o tempo de destruíres os que destroem a terra. E abriu-se no céu o templo de Deus; e a ARCA DA SUA ALIANÇA foi vista no seu templo..."
Apocalipse 11:18 e 19.

" e o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente; os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS E TÊM O TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO." Apocalipse 12:17.

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM JESUS." Apocalipse 14:12.

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus MANDAMENTOS para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas." Apocalipse 22:14.

Será que o MANDAMENTOS DE DEUS serão apenas 9?

PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA?

Atenciosamente,
Lúcia.

Anônimo disse...

Nossa!! de onde você tirou toda essa mentira? dá bíblia que não foi! ore e peça a Deus pra que te ilumine a entender a bíblia! Se Deus mudasse o sábado para o domingo ele não era um Deus de confiança... já pensou confiar numa pessoa que cria uma coisa e depois muda! o que foi abolido meu caro amigo foi a lei cerimonial não a lei moral, que são os dez mandamentos. No céu nós iremos guardar o Sábado como descrito em Isaías 66:22-23 Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR
Isaías 66:22-23.

Anônimo disse...

leia apenas marcos 2:27 e nao vai dizer q nao existe nenhum comentario sobre o sabado. Jesus guardava o sabado e em nenhuma ocasiao, ele diz para mudar o dia de guarda.

Anônimo disse...

Dizer que a lei foi abolida eu até posso concordar. Mas teria que ser especificado qual delas foi abolida pois existiam várias (civis, cerimoniais,morais,de saúde,etc).Além disso dizer que os 10 mandamentos foram abolidos e depois se contradizer ensinando e guardando só nove e transgredindo apenas um (o sábado), não faz sentido. Além do que, no que pese alguns pregarem que o sábado cristão é o domingo.(não concordo), teria que ser explicado porque as igrejas de modo geral não respeitam biblicamente nem mesmo o domingo já que não o santificam completamente a Deus, pois fazem trabalhos corriqueiros nesse dia. A bíblia diz q o dia do senhor (para mim o sábado bíblico), deve ser guardado integralmente para Deus, quem supostamente guarda o Domingo deveria dedica-lo totalmente a ele. Isso não ocorrre de jeito nenhum na maioria dos casos! durma-se com uma contradição dessas!!!!

Unknown disse...

Hebreus explicar sobre o sábado do Senhor.