Só Nove Mandamentos ?

Só Nove Mandamentos ?

Pr. Natanael Rinaldi

Só Nove Mandamentos?

Argumentam os sabatistas: Você gostaria de ter outro deus diante de Deus? Curvar-se
diante de imagens, ou tomar o seu Santo nome em vão? Não deseja você honrar seus
pais? Ou quer matar alguém? Cometer adultério, furtar, testemunhar falsamente,
cobiçar? Então aguardam a sua resposta que, obviamente, é: Não! Depois cheios de
retórica perguntam: Por que então você não guarda o sábado, se o mesmo faz parte do
corpo dos Dez Mandamentos guardado por você?



Refutação: Responda a esse questionamento, lendo S. Mateus 12.5: "Ou não tendes lido
na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem
culpa?"

Agora, faça, aos sabatistas, as mesmas perguntas que fizeram a você: "Os sacerdotes
no templo podiam ter outro deus diante de Deus e ficar sem culpa? Curvar-se diante
de imagens, ou tomar o seu santo nome em vão e ficar sem culpa? Podiam desonrar seus
pais? Ou matar alguém? Cometer adultério, furtar, testemunhar falsamente, cobiçar e
ficar sem culpa? Obviamente que todas as respostas a essas questões seriam NÃO. Os
sacerdotes não podiam cometer nenhum desses delitos dentro do templo. Entretanto,
quanto ao sábado à resposta seria um sonoro SIM, ou seja, o texto mostra a
legalidade ritualística do sábado e sua dissociação com relação a ética e a moral
intrínseca a natureza de Deus. Se o sábado fosse algo ético e moral não poderia
nunca ser quebrado, nem mesmo pelos sacerdotes dentro do templo.

Além do que, Jesus, como Senhor do sábado e com autoridade para determinar qual o
grau de culpabilidade de quem trabalha no sábado (como na acusação que os judeus
fizeram aos apóstolos), declarou: Mas, se vós soubésseis o que significa:
Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes (Mt 12.7).
Ademais, não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hb 8.6-13). O sábado foi abolido
(Os 2.11; Cl 2.14-17) - embora os adventistas digam que a palavra sábados em Cl
2.14-17 se refira aos sábados de cerimônias anuais, denominados festas (Lv 23.37).
Os próprios adventistas declaram que as palavras sábado, (singular), sábados
(plural) e a expressão dia de Sábado aparecem no Novo Testamento 60 vezes. Em 59
casos eles admitem que se trata do sábado semanal, mas negam essa interpretação
somente em Cl 2.16. Se, pois, conservarmos o sentido de sábado semanal em Cl 2.16,
teremos o apoio de 59 referências bíblicas. Corroborando o nosso ponto de vista, diz
Samuele Bacchiocchi, escritor adventista: Um outro significado argumentado contra os
sábados cerimoniais ou anuais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras
"dias de festa", positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Colossenses
2.16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais (...). ( From
Sabbath to Sunday. Samuele Bacchiocchi. Biblical Perspectives. 1987. P. 358-359).
Vemos, assim, que a doutrina adventista é que determina sua compreensão dessa
passagem, sem consideração às evidências lingüísticas e contextuais e contra as
regras de hermenêutica bíblica. O sábado e todos os demais ritos do Velho Testamento
foram sombras ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação presente e futura em
Jesus Cristo.

Um comentário:

Geração Eleita disse...

Amado Pastor Natanael, o texto de Mateus 12:5, dentro do seu contexto, explica justamente o que Deus desejou e deseja ainda hoje com a instituição da guarda do sábado. Se iniciár-mos a leitura a partir do 1° versículo, veremos que os discípulos vinham de pregar o evangelho e fazer a obra de Deus. Sentindo fome, pararam para prepararem o alimento. Eles não estavam realizando tarefas seculares, como acusavam os farizeus. Da mesma forma, os Sacerdotes, no serviço do templo, não violavam a Lei, pois estavam no trabalho da obra de Deus. Por esta razão, ficavam sem culpa. O Jesus sempre condenou foi o julgo que os próprios judeus deram ao sábado. Fico imaginando a alegria no coração do meu Senhor quando abro mão de todas as tarefas seculares para dedicar esse dia somente em adoração e serviço para sua obra, e agradecê-lo pelo cuidado, sustento e saúde para realizar as demais tarefas durante a semana que se passou. este é o princípio do sábado que Jesus guardou e deseja que aqueles que O amam também procedam assim. A observância do decálogo só pode ser feita se a motivação maior do nosso coração for o amor a Deus e ao próximo, o que passar disso é sacrifício de tolo, e é isso que Deus não espera dos seus filhos.