Arroubos de um Defensor do Sábado

Arroubos de um Defensor do Sábado

Recebi um e-mail do Pr. Joaquim de Andrade que anexava uma carta com um desafio dirigido a todos os internautas. O seu título era UMA CARTA NÃO RESPONDIDA. Nela, o escritor e jornalista Azenilto G. Brito lançava um desafio para que fossem respondidas suas perguntas formuladas com apoio à guarda do sábado. A carta foi respondida e daí surgiu uma polêmica que vem já se e estendendo por longo período.Aos poucos outros entraram na polêmica e ela vai se estendendo com maior número de participantes.

QUEM É AZENILTO G. BRITO?

Confesso que o conhecia de apresentação feita por intermédio do Pr. Joaquim de Andrade, no ICP, há alguns anos, mas fora isso nenhum outro contato. Conhecia-o mais de perto por informações do Pr. Joaquim que, entre outras coisas, me passou a informação de que Azenilto foi o tradutor do livro SONHOS E VISÕES de Jeanine Sautron, uma dissidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Remanescente. Interessante, que, embora Azenilto fosse o tradutor do citado livro, em nenhuma parte do livro aparece o seu nome como tradutor do inglês para o português. Mas, por confissão em e-mail seu a mim remetido, confirmou ele essa informação, adiantando mais que fizera a tradução mediante o pagamento de uma passagem de avião aos Estados Unidos. Surgiu-me uma pergunta, “Por que será que o Sr. Azenilto G. Brito não apôs seu nome como tradutor? É que o livro SONHOS E VISÕES de Jeanine Sautron traz inúmeras e gravíssimas acusações contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O que nos surpreende é que Azenilto é membro dessa Igreja e elemento de proa na defesa das doutrinas da própria igreja. Ele se considera como defensor intransigente das doutrinas do adventismo. Usa, para fazer valer seus argumentos, de todos os artifícios lícitos e ilícitos.

QUAL O MOTIVO DA TRADUÇÃO?

Seria correto um líder de uma igreja fazer uma tradução de um livro que faz declarações escandalosas contra sua a própria igreja? Não seria mercenarismo essa tradução? Abdicar das próprias convicções para ser remunerado com uma viagem aos Estados Unidos não é uma prova evidente de que a convicção religiosa do tradutor está sendo trocada por um valor efêmero? Que justificativa poderia Azenilto G. Brito apresentar para sua atitude? Poderia ser dito que sua igreja estaria sendo beneficiada com tais acusações e que os membros da igreja adventista no Brasil poderiam ser ajudados ao tomar conhecimento dessas acusações agora na edição do livro em português? Eu mesmo me senti revoltado contra acusações pessoais como se elas tivessem sido ditadas pelo Senhor Jesus através da profetiza Jeanine Sautron. Discordo do que crêem os adventistas, mas nunca uso um erro pessoal de qualquer líder para justificar minhas discordâncias. Chamar um opositor de desonesto porque ele discorda de mim, é uma acusação leviana e irresponsável.

CITAÇÕES DO LIVRO SONHOS E VISÕES DE JEANINE SAUTRON

QUEM É JEANINE SAUTRON

O Sr. Oséas Maurer, Diretor de Publicações do Instituto de Evangelização Cristã, faz a seguinte apresentação da profetiza Jeanine Sautron, às páginas 6 e 7 do livro em epígrafe:

A Sra. Jeanine Sautron, casada, mãe de três filhos, nascida na África em 1947, da raça negra, é Adventista do 7o. Dia na França, onde mora há muitos anos. Adventista desde o nascimento, filha de pais adventistas, era membro da igreja de S. Julien, França, localidade perto de Genebra, Suíça, onde, a partir de 1985, começou a divulgas seus SONHOS E VISÕES em fitas cassete e transcritos, tendo já gravado até hoje (agosto/93) 40 fitas, além de algumas mensagens breves e cartas. Essas mensagens estão circulando em diferentes países por meio de fitas cassete e livros, em francês, inglês, espanhol, alemão, húngaro, coreano e português.
Em 1987, a Comissão de sua igreja não reconheceu seus SONHOS E VISÕES como procedentes de Deus e lhe recomendou que não mais os divulgasse. A Sra. Sautron alegou que Jesus lhe havia ordenado para não se calar, pois as mensagens eram Dele para Seus filhos e, assim, ela as continuou divulgando.
Finalmente, em 15-06-91, devido às suas mensagens, ela foi excluída da igreja de S. Julien. Ela continua sendo fiel Adventista do Sétimo Dia e seu endereço atual é Franclens 74910, Seyssel, França.

MENSAGENS DADAS POR JESUS

A Sra. Sautron afirma que suas mensagens lhe são das por Jesus e pelo Espírito Santo a fim de preparara Igreja para o breve retorno de Cristo. Diz que suas mensagens são o testemunho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia , do qual a Sra. White escreve em Primeiros Escritos, p. 270, que deveria causar profundo arrependimento e transformação do caráter para o selamento, e que vai causar a sacudidura na Igreja Adventista do Sétimo Dia nos dias finais.
A Sra. Sautron também afirma que Jesus lhe disse que os SONHOS E VISÕES devem se unir aos Primeiros Escritos da Sra. White, e que suas mensagens se espalharão por todas as nossas Igrejas, mas com poucas pessoas as aceitando, e que essas mensgens são as últimas mensagens de misericórdia para a igreja de Laodicéia e para o mundo nos últimos dias.

“Jesus me disse: ‘Irás profetizar para mim. Eu te encherei do Meu Espírito Santo de modo a que sejas capaz de profetizar como João.’” (p.73

OPINIÃO DA PROFETIZA SOBRE O SEU LIVRO

“Numa visão, achei-me entre irmãos que estavam se reunindo em comissão. Um irmão levantou-se para fazer esta pergunta: ‘ Diga-me, irmã Sautron, gostaria de saber de onde procedem esses seus ‘ Sonhos e Visões’. Levada pelo Espírito de Deus, respondi: ‘ Jesus declarou: ‘ Reconhecereis se toda doutrina procede ou não de Mim.’ Assim declara o Eterno: ‘ Uma boa árvore não produz frutos maus; nem uma árvore má produz frutos bons.’” Lucas 6.43. O irmão respondeu: ‘ Isto é verdade.’” (p. 57)

“Jesus revelou-me que as fitas cassete de Sonhos e Visões são dotadas de um poder que deriva do Espírito Santo e não da força dos homens.” )(p. 98)

“Jesus me disse que Ele me havia ungido com o Seu Santo Espírito, e que os Sonhos e Visões não se tratam de uma obra de caráter humano, mas inteiramente obra do Espírito Santo.” (p. 98)“OPINIÃO DA PROFETIZA SOBRE EGW

“Guardemos toda a luz que temos recebido pelo Espírito de Profecia de Ellen G. White.” (p. 51)

“Datas foram estabelecidas e o desapontamento de 1844 disso resultou. Desde então as profecias têm-nos sido reveladas por meio de Ellen White, e ela também teve que engolir o livrinho, como João o fez.” (p. 76)

“A Sra. White foi-me apresentada sem quaisquer diplomas. Ela foi a maior pioneira no início da obra adventista.” (p. 98)

“O Senhor mostrou-me nesse sonho que quando não andamos cem por cento com o Espírito de Profecia, erros fatais surgem, os quais provocarão sofrimento e desapontamento.” (p. 107)

“Meu mensageiro dos sonhos tomou o livro de E. G. White chamado Primeiros Escritos e juntou-o aos livros Sonhos e Visões, Volume I e Volume II.” (p. 173)

“Jesus me diz: Muitos se perderão porque amaram a pessoa de E. G. White, ou os líderes ou os ministros, idolatrando-os. ‘ Essas pessoas Me rejeitaram como seu Mestre e Senhor’.” (p. 258)

“Jesus revelou-me que os testemunhos de Primeiros Escritos, de E. G., White, do Espírito de Profecia, apoiarão fortemente as mensagens de Sonhos e Visões.” (p. 258)

“Num sonho, foi-me mostrado que se a Sra. White vivesse em nossa época, irmãos e irmãs da Igreja Adventista do Sétimo Dia oficial hesitariam em crer nas mensagens que ela lhes revelaria para nosso tempo.” (p. 308)

O Senhor mostrou-me que Ele é Aquele que concede os Testemunhos de E. G. White, o Espírito de Profecia em Sonhos e Visões, como me diz Ele próprio é o Espírito de Profecia nas mensagens Sonhos e Visões desde 1844 até agora.” ( p.247)

APRECIAÇÃO DO LIVRO

Quem lê SONHOS E VISÕES com humildade e oração e sem preconceito, sente uma profunda necessidade de reforma e reavivamento, de purIficação e santidade, de arrependimento e perdão, de transformação do caráter e de genuína comunhão com Cristo e Sua Palavra. Os SONHOS E VISÕES exaltam a Deus, a Bíblia, a Cristo, ao Espírito Santo, a Bíblia, os Dez Mandamentos, o Espírito de Profecia da Sra. White e os elevados princípios morais e espirituais. Por isto, aceito as mensagens da Irmã Jeanine Sautron como sendo de procedência divina, assim como são as da Irmã Ellen G. White.

APRECIAÇÃO DO LIVRO PELA PRÓPRIA PROFETIZA

“O meu anjo instrutor fez-me saber que o Alto Clamor será de curta duração, e ele me mostrará quando chegar o tempo. Vi que esse anjo está acompanhando com profundo interesse este trabalho de Sonhos e Visões, e me está guiando e instruindo nesta obra. “ (p. 94)

“’Quando uma mensagem é apresentada ao povo de Deus, não deve ele erguer-se em oposição a ela; deve ir à Bíblia, comparando-a com a Lei e o Testemunho, e se não subsistir à prova, não será verdadeira.’” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 416)

‘’ Não permitais que alguém sirva de cérebro para vós, não permitais que alguém pense, investigue e ore em vosso lugar. Esta é a instrução que devemos tomar a peito hoje em dia.’” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 307)

O Sr. Oséas faz o seguinte pedido, “Apelamos para todos os que ouvirem e lerem estas mensagens de SONHOS E VISÕES que as divulguem.”

“Jesus, em Seu amor, deseja salvar a muitos. Ele está nos dando Suas mensagens em Sonhos e Visões a fim de nos preparar para o derramamento do Espírito Santo. Pois, disse-me Ele, ‘ Não faço nada sem informar Meus segredos aos Meus servos, os profetas.’” (p. 119)

“Todos os que recusaram a justiça de Cristo e Sua graça reveladas em Sonhos e Visões não entrarão na Canaã celestial, pois Jesus declara que a recusa de aceitar a Sua justiça e Sua graça é um pecado.” (p. 219)

“Meus irmãos e irmãs, Sonhos e Visões são mensagens de amor, revelando a justiça de Cristo e o Seu retorno. Se desejais ser conduzidos e guiados por Cristo, recebereis esta água que estou extraindo de Seu povo e trazendo-a para vós, em nome Dele. Sonhos e Visões são água preciosa que vos dou em nome Dele, a fim de saciar a sede de vossas almas ressequidas.” (p. 220)

ACUSAÇÕES CONTRA A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

O livro SONHOS E VISÕES traz as seguintes acusações contra a IASD:

“Como Jesus disse, a Igreja Adventista caiu completamente em métodos idólatras, e o Seu santuário é profanado cada sábado.” (p. 74)

“Jesus me disse: ‘ Conheço vossos corações. Os líderes da Associação Geral volvem as costas para Mim, preferindo crer em espíritos sedutores e doutrinas mentirosas de Satanás, espezinhando a verdade do santuário de Deus no Céu. Esse é um estratagema de Satanás, Meu inimigo, que fez isso a fim de arrebatar-Me todos os Meus fiéis, se fosse possível!’” (p. 149)

“Jesus chora a respeito dos adventistas do sétimo e Ele os declara piores do que o povo de fora. A condição de Sua igreja à vista de Deus é bastante

“Esta igreja é destituída do Espírito Santo de Deus! No sonho, eu me levantei a lhes disse em voz alta: ‘ Sois possessos de Satanás – arrependei-vos!’” (p. 155)

“Se ficardes dentro das paredes dos templos adventistas do sétimo dia, morrereis, não há água nem pão. Os pastores não pregam mais a verdade.” (p. 183)

“As Igrejas Adventistas do Sétimo Dia estão caídas; elas todas de modo geral se tornaram símbolo de Babilônia. Seu emblema é o Sol. É o Senhor Jesus quem me mostrou o caráter dessa Laodicéia, que agora está rejeitada e vomitada por Cisto. Hoje ela está adorando o deus-sol. Escrito sobre essas paredes, vi, ‘apóstata, apóstata, apóstata’, o que significa: pecado, confusão, Babilônia, contaminação, compromisso. Ela agora perdeu a sua unidade. Não é mais o corpo de Cristo, pois se prostituiu.” (p. 185)


“Num sonho, vi que todas as igrejas adventistas do Sétimo Dia são filhas de Babilônia, da Associação Geral. Por terem rejeitado as mensagens que lhes foram reveladas em Sonhos e Visões, Jesus as considera uma igreja de Babilônia, Roma. Essas igrejas se tornaram a habitação de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave abominável, com o mundo e sua luxúria. Tudo é uma abominação aos olhos de Deus, uma vez que Jesus Cristo não mais está presente nessas igrejas e o Seu Santo Espírito está retirado. São agora deixadas em forte engano (II Tessalonicenses 2.11) e em espírito mundano. Satanás está governando como mestre absoluto e lança o seu espírito maligno entre os líderes do trabalho nessas igrejas adventistas do sétimo dia. O Senhor declara: ‘ Venderam a sua alma a Satanás.’ A hierarquia uniu-se a esse anticristo a fim de tentar destruir as mensagens de Sonhos e Visões. Dizem que não se deve falar sobre o Espírito de Profecia, porque os está perturbando.” (p. 185)

“ Jesus me diz que os adventistas do sétimo dia afastaram-se de seu Cristo. Ele declara: ‘ Portanto, retirei deles o Meu Santo Espírito, e são deixados em forte engano.’ “ O Senhor me diz que esse forte engano reina entre os adventistas do sétimo dia.” (p. 187)

“Todos os pastores da Igreja Adventista do Sétimo Dia obtêm dessas igrejas apóstatas juntamente com a sua instrução.” (p. 187)

“ As igrejas adventistas são igrejas romanas. Eles apresentam a mesma imagem de Babilônia. São hipócritas e formalistas.” (p. 194)

“Todas as igrejas adventistas do sétimo dia são comparadas às igrejas corruptas e apóstatas. Este é o quadro do que se tornou o corpo e a unidade de Jesus Cristo. É isto o que o próprio Jesus declara a esta igreja laodiceana: ‘ Acaso se pode tomar o corpo de Cristo para uni-lo ao de uma prostituta? Não, irmãos e irmãs.” (p. 195)

“As pessoas de fora devem aprender a verdade, que os adventistas do sétimo dia. Portanto, ela é uma igreja que vai para a perdição.” (p. 210)

“O Senhor mostrou-me que deves interromper tuas viagens, tua pregação nas prostituídas igrejas adventistas.” (*p.221)

“As Igrejas Adventistas do Sétimo Dia foram vomitadas e rejeitadas pelo Senhor. Os santos precisam sair e separar-se delas.” (p. 226)

“ A Igreja [Adventista] oficial é Babilônia, em associação com as igrejas ecumênicas do papado.”
Todos os dias o povo adventista do sétimo dia está se inclinando perante o deus-sol e oferecendo adoração a cada sábado, culto que é uma abominação ao Senhor. Os líderes e o povo, com Satanás, crucificaram a Jesus. (p. 227)

“O povo adventista do sétimo dia é um povo que vive independentemente de Deus. “ (p. 228)

“Desde o ano 1960, a Igreja Adventista do Sétimo Dia está oficialmente admitida e classificada entre as igrejas ecumênicas. Desde 1960, todo membro da igreja está sustentando a marca da besta, dando-lhe vida por seus dízimos e ofertas.” (p. 228)

“É sobre esse ‘Remanescente que E. G. White está falando em Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 355-363, que Jesus chorou a respeito dos adventistas do sétimo dia.” (p. 229)

“Por que os adventistas foram rejeitados e vomitados? Devido que esse povo crucificou a Jesus, o seu Rei, uma vez mais, à vista de seus inimigos e do mundo, tal como o fez o povo judeu. Esse povo, chamado de ‘o Remanescente’ por E. G. White, não é mais o povo do Senhor” (p. 230)

“Uma visão então me sobreveio. O Senhor permitiu-me ver que esse grupo havia sido removido pelo peneiramento do Terceiro Anjo. Eles voltaram para a prostituída Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele me disse que esse grupo não mais cria nas mensagens de Sonhos e Visões.” (p. 231)

“Não é Jeanine Sautron quem diz que deveis vos separar das igrejas adventistas do sétimo dia, mas o próprio Jesus que tem as Suas genuínas ovelhas a saírem dessas paredes prostituídas.” (p.255)

“Jesus me mostrou que os fiéis não devem permanecer nas fileiras das igrejas adventistas do sétimo dia apostatadas; devem sair a fim de serem um povo puro e santo, sem falta.” (p. 269


“A ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA É ANTICRISTO!” (p.319)

“ABORTO APROVADO PELA IASD
“ O Hospital e Sanatório Adventista de Washington é uma das principais fábricas de aborto, trucidando centenas de bebês com o pleno conhecimento e permissão dos líderes da igreja – e exatamente debaixo de seus narizes. Isto torna nossos líderes da igreja alguns dos mais responsáveis assassinos em toda a área de Washington, a capital do s Estados Unidos. O Hospital Católico próximo recusa fazer abortos e manda os interessados para nosso hospital que lhe dá as boas vindas de braços abertos porque estão atrás de dinheiro. Este fato sozinho desqualifica a liderança da igreja de receber um tostão de dízimo e ofertas. Que vergonha!” (p. 338)

“ICABODE! FOI-SE A GLORIA!
O que caracteriza Babilônia é a união com o Estado e as falsas doutrinas. Está provado que a IASD incorreu em ambas as apostasias. Com que moral poderemos agora dar a mensagem de Apocalipse 18.4 – SAI DELA POVO MEU – para as outras igrejas, se a IASD se tornou igual a elas?” (p.342)

ACUSAÇÕES CONTRA OS PASTORES ADVENTISTAS

“O Senhor declara: ‘ Não deis mais vossos dízimos e ofertas a esses bandidos espirituais; eles são mercenários e cães mudos, incapazes de ladrar. O Espírito Santo não mais está em seu meio; eles são pastores, incapazes de entender qualquer coisa.’” (p.191)


“O Remanescente, referido por E. G. White – sendo o povo adventista do sétimo dia – quando esse Remanescente clamou:‘Crucifica-O! Crucifica-O! Crucifica-O! Jesus chorou sobre esse povo, como chorou a respeito dos judeus.” (p. 229)

“Os líderes da Associação Geral pisotearam o edifício de Deus e o venderam a Satanás. É Satanás que está no meio das igrejas adventistas do sétimo dia; é ele agora que está com os líderes.” (p.230)

“Portanto, Jesus me disse: ‘Escapa por tua vida. Sai de dentro das paredes dos prostituídos adventistas do sétimo dia.’ Jesus declara que esses líderes estão prostituídos, essa organização está prostituída.” (p. 249)

“As pessoas foram inteiramente enganadas. Foram ensinadas de que os papas e sacerdotes eram representantes de Cristo, quando de fato eram representantes de Satanás, e aqueles que se inclinavam diante deles adoravam a Satanás.” (Primeiros Escritos, p. 214, citado no SONHOS E VISÕES, p. 269)

QUANTO CUSTA À LEALDADE À PRÓPRIA IGREJA?

Pergunto aos leitores: Depois de ler a introdução deste artigo você diria que o Sr. Azenilto é pessoa leal à própria igreja da qual é membro e se diz defensor das suas doutrinas? Como poderia alguém servir-se para traduzir um livro que é uma bomba contra a própria igreja e tudo isso por uma simples passagem de avião para os Estados Unidos? Você confiaria num membro de sua igreja que fizesse esse acordo, vilipendiando a própria igreja, traduzindo tantas acusações gravíssimas para o português para que maior número de leitores do nosso idioma tomasse conhecimento do vilipêndio assacado por Jeanine Sautron? Jamais!
Demais disso, a alegação de que seu trabalho foi puramente por questões de pesquisas do tal movimento não procede pelo fato de que um pesquisador não precisa de forma alguma traduzir livros da seita da qual está pesquisando para poder conhecê-la melhor.

Um comentário:

Carlos Lins disse...

"Ser ou não ser; eis a questão"

Tenho notado na net esta discussão infindável sobre se Jeanine Sautron é ou não uma profetiza de Deus.

Entre os argumentos dos que não acreditam que Jeanine Sautron foi uma autêntica profetiza sempre aparece a afirmação de que ela simplesmente repete o que Ellen White profetizou.

ORA, se o Espírito é Verdadeiro (ou foi verdadeito) com Ellen White é obnvio que as mensagens serão sempre idênticas, ou no mínimo parecidas.

É como uma "continuação" de um livro escrito pelo mesmo autor: O Espírito Santo.

De uma forma ou de outra, se Ellen White foi uma profetiza autêntica por que motivo Jeanine Sautron tbém não o é???????

Pensem bem!