UM TESTE DA FÉ!



Uma fé que não pode ser testada -- não pode ser confiada.

Ilustração:

1. (Discovery Channel) -- Teste de protótipos de aviões -- Você gostaria de andar num avião que nunca tivesse sido testado em vôo?

Alternativa: Mulher -- Cirurgia -- Quase chorando: "Doutor, eu estou nervosa, esta é minha 1ª cirurgia." -- "Eu sei como a senhora se sente: esta também é minha 1ª cirurgia!"

Como explicar a aparente contradição de Tia 1:2, 3 Meus irmäos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentaçöes; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.

contra verso 13? Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus näo pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

. Diabo -- nos nos tenta só no sentido de tentar-afundar, para o mal, para que tropecemos.

. Deus -- nos tenta só no sentido de testar-provar-treinar-exercitar, para o bem, para que nos firmemos. Deus não tenta ninguem para o mal: Tia 1:13

. Deus - Testou Abraão, testa você para o bem.

Esta é uma grande história

Gen 22:1-14: (1) E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraäo, e disse-lhe: Abraäo! E ele disse: Eis-me aqui.

(2)E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

(verso 2) - Ponha-se no lugar de Abraão - Sacrificar o filho unigênito a quem amas! - Moriá = tipo perfeito do Calvário.

Deus nunca, antes, tinha pedido por um sacrifício humano -- Mas tinha declarado o evangelho a Abraão Gal 3:8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraäo, dizendo: Todas as naçöes seräo benditas em ti. E Abraão creu no evangelho Joh 8:56 Abraäo, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

(3) Entäo se levantou Abraäo pela manhä de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

(verso 3) - Nenhuma demora - ouviu ... obedeceu! (verso 1).

(verso 4ss) - Em que Abraão pensou estas três noites, ao pé da fogueira, todos dormindo? Relembrou a promessa "te darei dela um filho" (Gen 17:16) e "nele serão benditas todas as nações da terra" (Gen 18:18)? - Como Deus não falharia Sua promessa? (nunca tinha havido ressurreição alguma, Abraão descobriu sozinho o conceito-palavra?). Abraão relembrou os momentos de pura alegria, diversão, comunhão? Relembrou ensinando de Deus e Sua promessa, e vendo Isaque crendo? Agora, como contar a ele? Como os olhos de Isaque reagiriam?

Deus está provando-aperfeiçoando a fé de Abraão, fará "semelhantemente" conosco.

(4) Ao terceiro dia levantou Abraäo os seus olhos, e viu o lugar de longe.

(5) E disse Abraäo a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

(6) E tomou Abraäo a lenha do holocausto, e pó-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mäo, e foram ambos juntos.

(7) Entäo falou Isaque a Abraäo seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

(8) E disse Abraäo: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

(9) E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraäo ali um altar e pós em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

i. Fé é testada pela profundidade da sua devoção a Deus.

- Por que Deus disse (verso 2a )? (2)E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Abraão estava perigando amar o filho mais que o Criador. Amar a dádiva mais que o doador. Amar a promessa mais que o prometedor.

Ídolo é o que às vezes pomos no lugar ou acima dEle, no nosso coração: Näo terás outros deuses diante de mim. (Exo 20:3) . (Podemos amar pessoas, coisas, ..., mas muito abaixo do amor a Deus!).

Ilustração: Pr. Lee - dia do noivado - noiva perguntou-lhe se havia algo que ele amava mais que a ela. "Se você se puser contra Deus, não hesitarei em deixá-la" - "Aleluia! Vamos ter um magnífico casamento".

Se há algo que você ama mais que a Deus, que se põe entre você e Ele, ofereça-a agora no Mt. Moriá.

Sua devoção a Deus e sua fé nEle são bastantes para isto?

ii. Fé é medida não só pela profundidade da sua devoção mas também pela altura da sua obediência.

. Quão pronta é sua obediência?

.. Ilustração: Sir Ed. Hillery - 1953 - Uma proeza nunca conseguida por ninguém antes dele -- escalou 9.800m do Monte Evereste. -- tão alto (11km) quanto um homem pode escalar sobre a terra!

.. Abraão escalou muito mais alto!!

.. Fé é crer na inconfundível palavra de Deus mesmo contra as evidências e o tempo, e apesar das conseqüências.

.. Fé verdadeira tem que repousar sobre uma sólida fundação: o que cremos tem que ter sido inquestionavelmente dito por Deus, para MIM, na Sua Palavra, não no meu enganoso coração. Fé inteligente, não um mergulho às cegas.

.. Fé verdadeira tem que ser acompanhada por decisão de obediência : um desejo de fazer a vontade de Deus Porque todos os que säo guiados pelo Espírito de Deus, esses säo filhos de Deus. (Rom 8:14)

iii. Fé é testada pelo comprimento do seu sacrifício.

. Pela fé ofereceu Abraäo a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. (Heb 11:17)

.. Não é dito que foi fácil, sem dor, deleitando-se.

. Abraão sofreu mortalmente. No seu coração e mente Isaque já estava morto, sacrificado pelas suas mãos. Abraão sacrificou a alegria da sua vida; seu único filho, a quem amava; o filho da promessa; a sua descendência; todas as nações que seriam abençoadas nele; que diria Abraão a Isaque? A sara? Aos amigos?

. O Senhor tem que estar em primeiro lugar: Quem ama o pai ou a mäe mais do que a mim näo é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim näo é digno de mim. (Mat 10:37)

.. O mundo e muitos crentes não entenderão seu amor.

iv. Fé é testada pela largura da sua confianca.

. Pela fé ofereceu Abraäo a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. (Heb 11:17)

. Como pode Abraão fazer isto? E daí também em figura ele o recobrou. (Heb 11:19) "Recobrou" parece um termo bancário: pomos o dinheiro no banco porque cremos que lá é muito mais seguro, e porque já jemos que, quando for o tempo, receberemos tudo de volta.

. Confiança: "Mesmo que morra meu filho, com total certeza Deus vai reerguê-lo, e cumprir perfeitamente todas Suas promessas."

. Qualquer coisa que Deus tem dado, posso confiá-la de volta a Ele. Qualquer coisa que Deus não tem dado, ... não preciso dela. E disse: Nu saí do ventre de minha mäe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. (Jó 1:21)

* O evento glorioso: havia (e há) um substituto Gen.22:10-13:

(10) E estendeu Abraäo a sua mäo, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

(11) Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraäo, Abraäo! E ele disse: Eis-me aqui.

(12) Entäo disse: Näo estendas a tua mäo sobre o moço, e näo lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho.

(13) Entäo levantou Abraäo os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraäo, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

. É como se Deus estivesse dizendo: "Abraão, você não reteve nada de mim ... eu não vou reter nada de você."

. Deus não estava querendo Isaque sacrificado -- O que Ele estava querendo era o coração de Abraão!

. Se há algo que você ama .. decida-se e ofereça-a em sacrifício. Se Deus lha trouxer de volta... OK. Se não .. Agradeça a Ele!

. Um homem disse a um verdadeiro crente : "Eu daria qualquer e todas as coisas do mundo para ter a sua paz!" -- "Mas isto é exatamente o preço desta paz!"

. Gen.22:14 - E chamou Abraäo o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. `jehovah jireh' - vem do verbo - "o verá' = pro-visisão. Ver de antemão: Enquanto Abraão começava a subir a montanha por um lado, o cordeiro começou pelo outro lado: Deus é o provedor!


(voltar ao índice geral, clique aqui)




Nenhum comentário: