O ABSURDÁRIO GOSPEL

O ABSURDÁRIO GOSPEL

TESTEMUNHOS ESPANTOSOS DA APOSTASIA

INTRODUÇÃO

No dia 25 de maio estive em várias comunidades do Orkut, pedindo por testemunhos de absurdos divulgados através de igrejas: independentes de denominação, sem a necessidade de ser engraçados, mas preferencialmente verídicos e, se possível, comprováveis.

É claro que algumas pessoas se assustaram com isso e vieram com aquela (falsa) idéia de que “tocar nos ungidos do Senhor” é algo errado... e para estes e qualquer um que chegar aqui com a mesma idéia, só posso recomendar que leiam atentamente o texto “Sacerdotalismo em Tempo de Graça” antes de se expressar.

O único objetivo desse texto é apresentar os fatos como têm ocorrido e, através dessa exposição que muitas vezes beira o absurdo, tentar seguir as recomendações que podem ser verificadas em várias passagens neotestamentárias:

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. (I Coríntios 5:11-13)

Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (I Coríntios 15:33-34)

Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne (Filipenses 3:2-3)

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. (Colossenses 2:8)

Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (I Tessalonicenses 4:6-8)

Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. (I Tessalonicenses 5:20-22)

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu (...) Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. (II Tessalonicenses 3:6, 14-15)

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. (I Timóteo 6:3-5)

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fabulas. (II Timóteo 4:1-4)

Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. (Tito 3:10-11)

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. (Hebreus 3:12-13)

E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? (...) E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. (Hebreus 12:5-7, 11)

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano de homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (II Pedro 3:17)

... todos estes textos encontrados sem uma pesquisa mais aprofundada. Não sou eu quem está dizendo e, aliás, nem é apenas o apóstolo Paulo... ir contra a Palavra de Deus não é recomendável para quem pensa ser filho d’Ele.

Como já disse no primeiro parágrafo, gostaria de ressaltar que este texto não é um anedotário e nem alguma espécie de escárnio: são apenas testemunhos de eventos ocorridos nas igrejas atuais e irei atuar nos mesmos como “intérprete” do texto, para que apresente uma idéia lógica sem que a base do episódio original seja alterada. Não são textos bíblicos, por isso desde já admito e confesso que vou “alegorizar” um pouco mais que nos originais. Os títulos são links para o local de onde os textos originais foram extraídos... Vamos a eles?

O ÚTERO

No meio de um desses “cultos de poder” um pastor começa a profetizar e, no meio do falatório, vira para um irmão e diz:

— Seu útero será curaaaadooooo!

O irmão, assustado com aquele crasso erro de conhecimento orgânico, humildemente refuta:

— Mas... pastor? Eu não tenho útero!

O pastor, num arroubo de superpoderes e revelação, conclui:

— Creeeeiaaaa... e teráááás!!!

A POSSUÍDA

Um dia fui numa igreja que uma amiga tinha sido convidada.

Lá, o pregador disse que iria expulsar o capeta e aí uma mulher começou a estrebuchar! Ela foi arrastada lá para frente e urrou, urrou... até ficar boa. Todo mundo deu aquele monte de “glória a Deus”.

Voltei lá no dia seguinte, ainda por causa dessa amiga (que estava impressionada) e aconteceu exatamente a mesma coisa e, que curioso, com a mesma mulher! Hmmm — pensei — aí tem!

Então resolvi voltar no terceiro dia: procurei a mulher e sentei do lado dela. Quando o pastor fez lá o apelo e ela já ia se levantando para começar seu show, eu segurei bem forte na mão dela e falei:

— Fica quieta aí que você já se curou ontem! A mulher foi pega de surpresa e ficou tão sem graça que nem se mexeu. Pior é que o pastor ficou lá da frente, apelando, apelando... e ninguém foi!

CONFUSÃO E ENGANO

Essa foto eu mesmo tirei... aliás, tive que parar e registrar o nome da igreja. Agora não sei se a IURD está sendo acionista na Assembléia de Deus ou se o pessoal da Assembléia criou um ministério só para evangelizar o povo da IURD e seus costumes idólatras...

Pelo tipo de anúncio (Poderosa Campanha dos Lenços Ungidos) imagino que a IURD está no comando... e cada lenço estará sendo vendido por uma pechincha! Afinal, não é toda hora que se pode comprar uma graça de Deus... aliás, não há nenhuma referência nem Atos 19:12 nem em nenhum outro local de que os lenços e aventais de Paulo foram ungidos. Aliás, não há nenhuma referência à unção de objetos depois que Jesus Cristo nos deu o Espírito Santo... curioso, não?

AÇÕES OPOSTAS

Um desses pregadores “mega-star” gospel foi convidado pra pregar numa igreja. Quando começou a falar já saiu apregoando:

— É hoje que muito crente vai cair aqui! É Hoje!

Imediatamente o pastor dessa igreja se levantou, pediu licença, tomou o microfone das mãos do “demolidor” e disse:

— Pode deixar, irmão! O senhor disse que os crentes vão cair hoje... então pode deixar que eu prego. Eu quero dizer para os irmãos que hoje que quem estiver caído vai se levantar em nome de Jesus!

VOCÊ CRERIA NESSE DEUS?

Teve um profeta que falou assim, como se fosse Deus:

— Meus filhos... Eis que está vindo um tempo de tribulação! Um tempo de dores e guerras como jamais antes existiu... Meus filhos... até eu estou com medo!

PROFECIA NA MADRUGADA

De uns tempos para cá virou febre ir orar no monte. Muitos cismaram de acreditar que é lá que está o poder de Deus e pronto: não interessa nem mesmo o que a Bíblia diz! Seguindo essa idéia torta, os irmãos de uma igreja decidiram ir orar de madrugada no topo de um morro, tudo escuro, em pleno inverno!

Um dos pastores só pôde subir mais tarde e quando chegou lá em cima, aquecido pelo esforço da subida, pendurou seu casaco e o gorro que estava usando num resto de árvore que resistia de pé após uma queimada.

Lá pela alta madrugada uma irmã "tomada", já não tão jovem, começou a profetizar: ela ia impondo as mãos em quem passasse pela frente e falando o que achava que era para falar...

De repente, quando um jovem se dá conta, nossa profetisa está lá "entregando" a mensagem para a árvore! O jovem age rapidamente e chega de leve no ouvido da profetisa e diz:

— Irmã, é toco!

Ela ouve a informação e prossegue com a mensagem:

— Meu servo TOCO...

A “BENÇÃO” DO MENSAGEIRO DO INFERNO

Querendo ver um tal “profeta”, fui com minha esposa até um bairro mais distante: pegamos ônibus à noite e caminhamos umas seis quadras procurando o local onde ele estaria.

O cara começou falando que o gesto de cumprimentar uns aos outros com as mãos é satânico, inventado pelos babilônicos e que os “verdadeiros” cristãos deveriam somente cumprimentar-se com um beijo. Taxou isto como mandamento bíblico e pronto!

Depois começou a dizer que não devemos pedir nada a Deus porque Ele não gosta, deveríamos somente buscar a sua face e não as suas “mãos” (e eu precisando ser curado...).

Aí ele disse que não deveríamos ser "apenas" ovelhas, mas, todos, sermos como Moisés (quem dera Deus se revelasse a todos da mesma forma como se revelou a Moisés...).

E finalmente acabou por soltar a grande “pérola” da revelação naquela noite! O cara perguntou:

— Quem quer as mesmas revelações que o Apóstolo Paulo tinha?

Todos levantaram a mão! Aí ele soltou esta:

— Então é necessário que você receba um mensageiro do inferno em sua vida! — e ainda completou — Imponha sua mão sobre o irmão que está ao lado e invoque o mensageiro do inferno sobre a vida dele!

Pegou a experiência de Paulo com o espinho na carne e taxou novamente como regra bíblica! É mole? (E eu, precisando de cura física, ainda tenho que ouvir estas coisas...)

É claro que em seguida nos levantamos e saímos do local.

IGREJAS G12...

Por ocasião dessa pesquisa um ex-feiticeiro enviou estes testemunhos. Hoje, ao revisar links descobri que ele retornou às ligações com as crenças africanas e, diante dos relatos abaixo, só posso temer pela solidez dos "resgates" que muitas igrejas evangélicas fazem: muito show (curas e milagres) e pouco alimento sólido (Bíblia Zero!), permitindo que muita gente retorne ao estado anterior... sete vezes pior!

1.

Enquanto o pastor pregava um dos membros literalmente urrava! A estranheza que aquele ato causou a todos fez com que o pastor passasse a repreender igreja por não ter “maturidade” para compreender aquele ato! Daí todo mundo começou a urrar e se curvar... pessoas jogando-se ao chão!

Decidi me levantar e perguntar aos recepcionistas o que era tudo aquilo:

— Os quatro seres que habitam diante do trono agindo!

— Ah... Bom... Só que lá no terreiro eles tinham outros nomes! Eu os conheço!

— Quer que oremos pelo senhor?

Diante dessa oferta preferi fugir pela rampa...

2.

Este outro ocorreu durante uma sessão de “louvor profético” em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro.

Logo na entrada reconheço um casal de “guardas espirituais”, velhos conhecidos meus do terreiro, na recepção e me questiono o que fazem ali se aquilo era uma igreja...

Ao entrar me deparo com pessoas girando e rindo (literalmente) e pergunto o que é.

— O senhor é cristão e não sabe o que é “dançar no espírito"?

Pessoas giravam, riam e se sacudiam pelo salão enquanto um cantor os incitava para que fossem “ridículos para Deus”... A “energia” era igual à do terreiro que eu freqüentava na época!

Saí e me deparei com uma jovem amparada por outros jovens na rampa externa. Eles tentavam impedir que ela se projetasse lá do alto durante o transe.

Na época eu ainda via espíritos pela vidência psíquica e os observei tanto fora quanto incorporados, tal qual uma seção de feitiçaria. Voltei desolado, pois até no terreiro havia mais decência e ordem...

VASSOURA UNGIDA

Aqui em Araxá (MG) existe uma igreja chamada “Igreja Internacional Shekinah”. É curioso, pois só existe este templo aqui na minha cidade, porém colocaram o "Internacional" no nome porque acreditam que com isso estão profetizando a expansão mundial do ministério deles!

Pois bem, anunciaram em uma rádio gospel da cidade, no programa "Semeando o Avivamento", uma campanha sobre “quebra de maldições” (até aí tudo bem, pois já se espera isso dos G12zistas), mas o interessante é que o locutor leu um anúncio que o pastor de lá enviou:

— Nesta oportunidade você estará recebendo a vassoura ungida para varrer todas as maldições da sua vida! Será um ato profético glorioso! Não perca! Venha fazer esta limpeza espiritual!

E eu achava que vassoura era pra limpar a casa. Mal sabia que ela tem unção também...

ENQUANTO ISSO, NA RENASCER...

Em 1996, quando pesquisava material para esta lista, constavam vários processos no Portal do Tribunal da Justiça do Estado de São Paulo tendo justamente a Igreja Renascer em Cristo como réu.

Peguei todos os processos que estavam como “Ordem de Despejo”, ou seja onde não foi pago o aluguel e o Juiz decretou que fossem então despejados do imóvel, e o valor das penalidades foi absurdo! Veja:

PROCESSO Nº. VALOR (R$)
583.00.2005.114991-9 45.360,00
583.00.2001.038810-7 144.000,00
583.00.2002.042181-5 33.600,00
583.00.2000.632008-1 420.000,00
583.00.2001.107545-0 120.000,00
583.00.2002.193358-7 39.600,00
583.00.1999.051734-8 96.000,00
583.00.2005.209429-0 220.687,20
TOTAL: 1.119.247,20

Isso mesmo! Um Milhão, Cento e Dezenove Mil, Duzentos e Quarenta e Sete Reais e Vinte Centavos!

Só que depois disso o casal foi pego com dinheiro não declarado... muito dinheiro diga-se de passagem, nos Estados Unidos!

Várias acusações sobre eles, um bando de fiéis CEGOS dizendo que tudo não passa de calúnia, aí aparecem os dois fazendo aquele "teatrinho" básico... mas não sou eu quem diz: são gente do mesmo nível que o Osama Bin Laden! Aí vem um garoto de bom coração, mas com conhecimento bíblico ZERO, chamado Kaká e fica dando cartaz para esse tipo de gente...

Isso é exemplo de povo de Deus? Isso é o Povo Apostólico?

ALTA ROTAÇÃO

... Começou o "movimento” numa vigília da Assembléia de Deus: todo mundo “no poder”!

Um irmão de paletó se levantou e começou a marchar. Não contente começou a sapatear... e depois começou a rodar parado... e então saiu rodando feito um pião!

Lá pelas tantas uma irmã, também “no poder”: levantou marchando, mas, para a infelicidade dela, acabou ficando no caminho do “twister” de paletó. Não teve nem muito tempo para reagir, pois do nada: PÁ!!! Tomou um baita sopapo na cara...

Voltou rapidamente para o banco, chorando intensamente. Não mais comovida pelo Espírito, mas agora tomada por uma ardência horrível na cara.

APOCALIPSE PSICOGRAFADO

Havia um "vice-presidente" na igreja da qual eu fazia parte.

Era para ser uma igreja batista tradicional, mas a bobeira começou a imperar e hoje estão fazendo até atos proféticos, cultos da vitória... e, pelas notícias que recebi, conseguiram enfiar as sandices de Rick Warren e o judaísmo lá também.

Pois bem, esse vice-presidente exercia uma postura de animador de festa: uma mistura de “Lombardi” e “Liminha” numa só pessoa! Dava aula na EBD, participava do grupo de louvor, era dirigente de culto...

Até que certo dia, lá na frente da igreja, não lembro bem o motivo, mas ele soltou a seguinte “pérola”:

—... Pois lá no livro de Apocalipse, escrito por João Batista, se fala sobre a volta do Senhor!

Ora bolas, o Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João. Nessa época João Batista já estava junto ao Senhor, pois fora decapitado há muito tempo!

Como ali estavam não crentes e novos convertidos, para que não saíssem dali falando tamanha abobrinha, decidi, discretamente, ir alertá-lo da confusão. Minha intenção era que antes do final do culto ele retificasse seu engano. Assim o fiz num tom até mesmo brincalhão...

Você foi lá corrigir o engano? Nem ele... Até hoje deve ter gente repetindo o que ouviu aquele dia!

Foi aí que comecei a ver que se as lideranças (e a maioria que faz parte dela) preferem esconder até mesmo os pequenos enganos, vendendo uma imagem de intocável e inerrante... quanto mais as coisas mais graves. Estão criando verdadeiros “papados” nas igrejas evangélicas!

MACUMBA GOSPEL?

Acho que a imagem ao lado nem precisa de legenda... ou será que precisa?

Agora quem faz a limpeza espiritual nas vidas não é mais Jesus Cristo... é a “rosa consagrada”! Deve ser um pessoal amigo daqueles dos “lençóis ungidos” que citei acima...

Mas veja bem: só a ROSA CONSAGRADA® livra você de TODO o mal! O resto é só imitação...

REPÚDIO

Esse episódio aconteceu agora em junho de 2006 e me fez ter certeza de que os rumos da igreja na qual ainda está minha carta já são outros completamente diversos do que a Bíblia recomenda.

Estava andando no centro comercial do bairro quando, em sentido oposto, vejo vir a cunhada do pastor acompanhada por seu marido.

Eu já disse, mas é bom repetir só para ressaltar: eu praticamente nasci naquela igreja! Cresci, fui batizado, casei... Aquela mulher em especial havia sido até mesmo minha professora na classe de crianças!

Fiquei sinceramente alegre ao vê-los e iniciei o movimento para cumprimentá-los quando... ela vira a cara como se tivesse visto um criminoso! Naquele momento as acusações que levantaram contra mim vieram todas na minha memória: Soberbo! Rebelde!

Acho que até mesmo se eu tivesse cometido algum crime, ela (principalmente como cristã) não deveria ter agido dessa forma... e o pior que ela é, até hoje, professora da classe infantil na EBD. O que será que alguém que dá um testemunho desses ensina?

Mais tarde me lembrei que o marido dela, por acaso, é o tesoureiro da igreja... assim como a irmã é a “ministra de educação religiosa”... e cheguei a mais uma triste conclusão: o nepotismo agora também ocorre nas igrejas! Ninguém quer “largar o osso”, mesmo que para isso tenham que divulgar mentiras, heresias e fazer acordo com as doutrinas enganosas...

ENQUANTO ISSO, NA ÁREA MUSICAL...

Como compor uma música “gospel”:

  1. USE EXPRESSÕES CHOROSAS: sabe aquele tipo de musica que a pessoa diz “de ti dependo”, “sou todo teu”, “tu és minha vida”? Pois bem. Coloque na sua música. Isso causa um efeito e tanto!

  2. Escreva palavras em hebraico: “shekinah”, “yeshua”, “Icabode”... entre outras coisas. Isso tá em alta. Todo mundo gosta e até se arrepia!

  3. Minta pra Deus: Coisas do tipo “deixo tudo de lado para te seguir”, “vim aqui só pra te ouvir”, “nada mais me importa que não seja o teu querer”... Isso então nem se fala, todo mundo ama essas mentiras!

  4. Cite textos fora de contexto: tipo “me dê filhos senão morro”, “nos seus olhos há fogo”, “eu sou do meu amado”, “toque na ponta do altar”... Use e abuse disso, ninguém lê a bíblia mesmo.

  5. Não esqueça que estamos em período de estiagem: Palavras como chuva, Faz chover, chovendo estão na moda hoje e "enriquece" o vocabulário. (Para agradar a um público maior não se esqueça de falar também do fogo! A cada três músicas de água invente sempre uma com fogo! Deve ser por isso que o tal avivamento nunca chega: a chuva apaga o fogo!)

  6. SUPERPODERES: Pegue uma passagem única da Bíblia como, por exemplo, a abertura do Mar Vermelho ou então quando Jesus andou sobre as águas e diga que aquilo vai acontecer de novo, como se Deus ficasse repetindo milagres conforme a humanidade ordenasse! Diga que o fogo não queima, a água não afoga, as quedas não quebram... a graça de Deus é multiforme, mas o povo não está nem aí para saber o que é isso: prefere acreditar em qualquer mentira mesmo!

PORNÔ GOSPEL

MISS BIKINI GOSPEL

Em Poços de Caldas havia um programa na TV local chamado “Cena Gospel”, cujo conteúdo era composto por pegadinhas como, por exemplo, acordar pessoas em suas casas (tal qual o “Domingo Legal”), dentre outras coisas que (nem sempre) engrandecem o nome precioso do SENHOR...

Outro dia tive a infelicidade de ver nesse programa uma entrevista com a vocalista de um conjunto chamado “Axé Blond”. Quase nua, ela dizia que, apesar de cantar pornografia, é evangélica e entre uma dança e outra, canta um “louvor”... Tudo com a plena aprovação de seu querido pastor!

E, por falar em "quase nua", em novembro de 2008 foi registrado um verdadeiro "testemunho de fé": uma concorrente do "V Mister Aço", em Volta Redonda, fez uma opção completamente equivocada ao escolher a trilha sonora para sua apresentação individual... assistam e reflitam:

ESTE VÍDEO ESTÁ DISPONÍVEL APENAS NO SITE

Profundamente evangelístico, não? Quando ela se vira de costas e tremelica o traseiro entra a voz da cantora: "Usa-meeeee"... tenho muito medo do tipo de sugestão de uso que é dada por essa cena!

O fisiculturismo, assim como a dança, não é pecado. O problema é que as pessoas não têm mais noção do que deveria ser sagrado e do que deveria ser apenas secular...

Jesus ou Gezuz?

Apresento agora um texto que considero excelente, pois relata perfeitamente as divergências entre algumas das características de Jesus Cristo na Bíblia e as características do nome que muitas igrejas têm usado.

Até parece que estão falando de um Jesus meio desconhecido por aí. Um Jesus um pouco (aliás, muito) diferente dos Evangelhos. Vamos fazer um rápido comparativo entre o Jesus da Bíblia e o Jesus das religiões. O Jesus da Bíblia será chamado de Jesus e o Jesus das religiões será chamado de Gezuz (pois ele é diferente do Jesus histórico):

JESUS GEZUZ

Aceitava pessoas pobres e ricas, sem tratá-las de forma diferente por este quesito.

Só abençoa quem deixa a contribuição financeira no seu altar.

Ficou irritado ao ver pessoas vendendo coisas no templo e transformando a casa de oração em comércio.

Adora ver a igreja ser um comércio, pois assim, com o dinheiro, ele pode ter novas filiais de suas empresas-igrejas para mais pessoas conhecerem seu lindo nome: Gezuz!

Não deixava os demônios falarem.

Adora ver os demônios falar, dar entrevistas e fazer espetáculos para impressionar as pessoas e prendê-las na religião pelo medo.

Disse que o amor é muito mais importante do que o dízimo.

Até entende se você não amar, afinal, a carne é fraca, mas se você não der o dízimo, ele deixa o devorador comer o teu salário.

Revelou com detalhes a vida da mulher samaritana.

Não conhecendo muito bem as coisas, chega numa platéia com mil pessoas e chuta: “Tem 10 aqui com dor de cabeça, 8 com reumatismo, 3 com causa na justiça, 40 desempregados...”

Soprou o Espírito Santo em seus discípulos.

Só dá o Espírito Santo se você falar meio enrolado.

Teve medo no jardim do Getsêmani.

Diz que o medo vem do diabo.

Chamou pessoas que usavam a religião como causa de ganho financeiro e status de hipócritas, mentirosas, raças de víboras e filhas do inferno.

Chama pessoas que usam a religião como causa de ganho financeiro e status para se assentarem no púlpito da igreja e darem uma palavra.

UM CULTO MUITO ESTRANHO

Essa é mais uma experiência pessoal do autor... será que os leitores notaram que os títulos na cor azul indicam isso?

Era um sábado do carnaval de 2006: havia visitado o irmão Carlos, grande estudioso da Bíblia, aproveitando o momento para mostrar-lhe as análises sobre o Ministério Diante do Trono.

Durante nossa conversa, ele me contou que sua esposa havia conhecido um jovem pastor (com seus 18 ou 20 anos, não lembro...) que fazia profecias, segundo ela, 100% corretas e que mais tarde, ainda naquele dia, haveria um culto... Porque eu não ia até lá?

Na época estava preparando a segunda parte do “Afogando-se na Lagoinha”, analisando as profecias enganadoras... achei que seria uma ótima oportunidade para ver de perto a ação de um profeta, pois ali estava a chance de ter uma opinião contrária àquela que até então tinha. É claro que o pastor Márcio também não iria perder uma oportunidade daquelas: convidei-o por telefone e ele ficou bastante interessado, mas, por suas próprias experiências, já foi me avisando para ir preparado, pois poderia ver coisas muito estranhas... seria melhor que permanecêssemos em espírito de oração até a noite. Combinamos de nos encontrarmos às sete da noite.

Eu, sinceramente, orava em espírito para que Deus me mostrasse Sua ação... entristecido pelos procedimentos da igreja batista “tradicional” da qual saíra e pasmo por encontrar tanta heresia pelas igrejas que visitara. Definitivamente só poderia esperar no Senhor por uma resposta para minha situação. Eu creio sim no poder de Deus e que Ele pode manifestá-lo quando quiser: aquela poderia ser uma ótima oportunidade... e veio a ser, mas não da forma esperada!

Nos encontramos no horário previsto e fomos para o “culto”. Nossa primeira constatação é que não seria realizado em uma igreja, mas na casa do tal “pastor”. Até aí tudo bem.

Chegamos até uma casa grande, de dois pavimentos, e o culto seria realizado no varandão do segundo andar: cadeiras arrumadas no formato “platéia”, caixa de som, mesa... nada anormal. Eu e o pastor Márcio decidimos nos posicionar na última fileira (haviam apenas quatro), pois nossa condição de visitantes seria ainda mais denotada se ficássemos mais a frente. O irmão Carlos, sua esposa, sua filha, seu genro e seu neto (ainda bebê) ficaram na fileira imediatamente a nossa frente.

O “pastor” saiu de dentro de sua casa todo sorridente e falante, mas havia algo bastante estranho nele... em seu jeito de falar, em seus movimentos... fiquei calado para não emitir uma opinião errônea, mas o irmão Carlos virou para o pastor Márcio (daqui em diante, apenas Márcio) e comentou algo que o fez ficar bastante sério e voltar-se para mim:

— Teóphilo, você notou...

— Um jeito de homossexual?! Sem dúvida!

Senso comum triplamente confirmado, aquilo já era um “alerta vermelho” sobre as coisas que estavam por vir.

Mesmo sendo um sábado de carnaval, parece que estávamos testemunhando um sucesso de público para aquele evento: havia mais gente do que o esperado e uma jovem foi assentar-se em uma das cadeiras postas na lateral da varanda, porém o “pastor” não permitiu:

— Não! Aí é um lugar onde eu não sei o que pode acontecer quando o varão chegar!! — vendo a cara de espanto de alguns dentro do público do dia ele decidiu ser mais explicativo — Quando chega o varão eu não sei o que acontece! Só sei que não vou cair pela escada...

Ótimo! Quer dizer que ia chegar um tal “varão”... mal posso esperar por isso...

Começou-se o culto cantando um hino do “Cantor Cristão”, acompanhado por pandeiro. Houve um momento para apresentações onde preferi me identificar como se ainda fosse membro de minha ex-igreja (o que não era mentira, pois não fui excluído e minha carta ainda esta lá...) e o Márcio não se apresentou como pastor, identificando-se apenas como membro da igreja presbiteriana. Notamos que a referência às nossas igrejas causou algum desgosto ao pastorzinho, mas não compreendemos o motivo...

Foi então feita a leitura bíblica sobre algum texto que, me lembro apenas disso, mencionava a vitória. Pronto! Baseado apenas na palavra “vitória” houve uma breve preleção extra bíblica sobre o assunto e, na verdade, esse momento foi o pretexto para se começar o “louvor”...

Haviam chegado mais “irmãos”, sendo distribuídos dois tamborins para aqueles que pareciam os diáconos do lugar. O “louvor” começou devagar, com “Solta o Cabo da Nau”, só que aí foram emendando uma série de outros supostos corinhos cuja letra eu nunca havia ouvido, porém me recordo de que o ritmo ia acelerando e das frases “o varão de fogo” “vaso quebrado”... “vai entrar”...

Nisso, o pastorzinho já havia tirado o paletó, ficado descalço e saltava e sapateava lá na frente. De repente houve uma espécie de “peso” em seus saltos, a ponto de estrondar o chão do segundo pavimento: cada pulo dele era um estrondo! Seus olhos estavam revirados e então ele começou a rodopiar...

Quando dei por mim, percebi que o ritmo dos pandeiros era exatamente o mesmo dos pontos de macumba! As pessoas acompanhavam com palmas e batendo os pés no chão e o pastorzinho rodopiava cada vez mais rápido, de cabeça baixa e olhos fechados...

Em determinado momento, com olhos completamente diferentes, o pastorzinho parou de rodar e começou a andar por entre o povo ali reunido. Escolheu sua primeira vítima: o Carlos! Foi na direção dele, mas Carlos de mãos estendidas começou a repreender em nome de Jesus aquela entidade! Foi bastante curioso porque estávamos em terreno completamente hostil, afinal era a própria casa daquele jovem, repreendendo-o em nome de Jesus... e ele obedeceu! Afastou-se rapidamente e... veio na minha direção.

Não estou acostumado a lidar com entidades, mas reconheço uma possessão quando está na minha frente. Não sei por que eu não gritei ou repreendi... talvez por educação... mas fiquei orando em espírito e pedindo a Deus que, pelo sangue de Jesus Cristo, me guardasse daquele mal.

Ele veio até próximo a mim, colocou a mão em meu estômago (justamente onde eu fora operado) e começou a me falar um monte de coisas que, sinceramente, eu não conseguia ouvir. E fazia força! E fazia muita força! E eu olhava para aquela face estranha e, repreendendo em espírito, negava qualquer ação que estivesse ocorrendo. Depois de um tempo que não sei medir, mas devem ter sido uns três minutos, percebi que ele estava desesperado gritando:

— Sapateia! Pula! Marcha!!!

E eu olhei e respondi calmamente:

— Desculpe, mas... NÃO! Me larga... agora!

Ele retirou a mão de mim bastante transtornado e, de imediato, investiu contra o Márcio, pastor experiente, que, ao ver aquele bicho vindo de mãos estendidas sobre ele, deu o que posso classificar como “golpe de mestre”: estendeu simultaneamente sua mão, segurando a mão do pastorzinho no meio do caminho, como se num aperto de mãos! Isso impossibilitava qualquer imposição e fez o pastorzinho (ou a entidade?) começar a discutir, como se pedindo para fazer alguma coisa, enquanto o Márcio sorria e dizia “não”! Também ficou ali tentando algum tempo e finalmente se retirou... não foi em mais ninguém, simplesmente voltou para a frente do auditório improvisado.

Nessa algazarra, o neto do irmão Carlos começou a chorar e sua filha, também bastante incomodada pela situação, aproveitou para descer as escadas com o bebê no colo. Eu, vendo que nada ali seria para minha edificação, decidi me retirar... não havia nem mesmo o que respeitar naquele lugar!

Ao chegar no portão da casa encontrei a jovem com seu bebê, completamente frustrada e sem nem mesmo acreditar que sua mãe caíra naquela esparrela. Ela queria ir embora, mas, por morar perto, não haviam ido de carro: esse foi o pretexto perfeito para que eu pudesse me retirar daquele culto de demônios! Sob a alegação de pegar o carrinho do bebê voltei até lá em cima e pedi o auxílio do Márcio para descer as escadas carregando aquele peso. Vendo a movimentação, o Carlos e seu genro também aproveitaram para se retirar, mas a esposa dele ficou...

Levei a filha, o genro e o neto de Carlos em meu carro enquanto ele próprio e o Márcio foram andando e conversando. Imaginei que a esposa do Carlos viria logo a seguir, mas fiquei espantado quando soube que ela ia permanecer até o final porque havia levado uma visitante (filha de uma vizinha)...

Não condeno a intenção, mas no meu caso eu faria questão de retirar o visitante que porventura eu tivesse levado a um lugar daqueles e, ainda por cima, explicar minuciosamente e diante da Bíblia que aquilo ali nunca foi e nem poderia ser considerado um culto a Deus.

Como aquela balbúrdia, segundo o Carlos soube com a esposa, só costumava acabar por volta das dez e meia, ficamos conversando até quase o horário lá na casa do irmão Carlos mesmo. Na verdade eu ficava ouvindo as experiências dos dois servos de Deus e, quando muito, pedia para um contar um episódio ao outro: sempre é muito bom aprender com pessoas que se pautam pela Bíblia!

Próximo ao horário previsto para o término da macum... digo, culto, fomos caminhando até lá próximo e ficamos sentados numa calçada de onde podíamos ouvir e ver as coisas lá em cima e não ficarmos tão expostos. E realmente eram coisas completamente absurdas!

Num determinado momento até mesmo o paciente irmão Carlos ficou incomodado e decidiu ir chamar sua esposa. Para isso teve que subir até lá no “culto” e, naquele ambiente pequeno, não pôde deixar de chamar um pouco de atenção... E, é claro, o demônio não gosta de sair por baixo em momento algum: ao ver o irmão Carlos ele fez questão de mencionar nossa saída e, ainda por cima, quis “exortar”! Eu não precisava, mas não pude deixar de ouvir o absurdo lá de onde estava:

— Quando se vai a uma igreja não se pode sair sem deixar de pedir que o pastor ore por você! Todas as vezes que se vai a uma igreja tem que se pedir a oração do pastor!

Ele falava com indignação! Eu e o Márcio, lá de baixo, ficamos tentando lembrar onde, na Bíblia, está este mandamento... imaginamos mais de dez respostas bíblicas diferentes que o Carlos podia dar para calar a boca daquele possesso. Mas o Carlos preferiu ficar calado para não causar problemas... e aí que nós percebemos que os problemas dele estavam só começando, pois sua esposa estava completamente enredada por aquelas mentiras satânicas. E olha que ela é crente antiga!

Finalmente terminou o espetáculo macabro, mas o pastorzinho fez questão absoluta de gritar para nós, lá de cima, como se estivesse nos abençoando...

Andando de volta para casa a esposa do Carlos não se continha e repetia as profecias que ouvira daquele “pastor”. Inclusive ele teve uma revelação sobre eu e o Márcio:

— Ele disse que viu seu carro virado e vocês dois mortos! Mas que o Senhor já os havia livrado...

E, realmente, pelo horário avançado, eu iria levar o Márcio até sua casa.

Quando chegamos novamente na frente da casa do irmão Carlos e íamos nos despedindo da visitante, a vizinha (mãe da menina) apareceu toda sorridente e, por estar ocorrendo uma festa em sua casa, ofereceu um grande pedaço de bolo confeitado e com frutas à esposa do Carlos, retirando-se com sua filha após isso.

Quando olhamos para a esposa do Carlos ela estava trêmula, com lágrimas nos olhos e aí começamos a constatar que o engano havia fisgado uma mulher que pensávamos ser à prova dessas coisas. Ela disse:

— O pastor disse pra mim que alguém ia me dar um doce muito cheiroso, com frutas!!! E que esse doce era um trabalho para me derrubar! Esse bolo deve ter sido feito para acabar com minha saúde! Tem um trabalho nele... vou jogar tudo fora!

Eu e Márcio nos entreolhamos... naquele momento não nos ocorreu a passagem bíblica, mas, se fosse hoje, sem dúvida teríamos ficado com o bolo!

Depois disso foi tudo tranqüilo: levei o Márcio até sua casa sem nenhum sinal de perigo. E aí aconteceu algo que não sei como descrever. Não quero apresentar nenhuma idéia errada a meus leitores e gostaria de reforçar que este texto é completamente subjetivo, ou seja, está até mesmo colocado na seção de “Textos Diversos”, pois é um compêndio de testemunhos pessoais... portanto, o que narro a partir deste ponto não é regra e nem inquestionável, OK?

Vinha eu dirigindo contente pela Avenida Brasil, principalmente pelo fato de estar sozinho no carro, ou seja, as condições da “visão” do pastorzinho já não haviam se cumprido. Vinha agradecendo a Deus por Sua bondade e grandeza quando, já bem próximo de minha casa, eu não ouvi nenhuma voz e nem vi anjos. Não vi luzes, não vi nada sobrenatural... mas formou-se um raciocínio tão sólido que eu poderia dizer estar ouvindo-o através de minha mente: não era nada que tivesse me ocorrido e muito menos estava pensando naquilo. Foi algo mais ou menos assim:

— Deus te livrou. Deus sempre fez, faz e vai fazer isso... mas não precisa ficar se exibindo! Ou você acha que está vivo até hoje por seus próprios méritos? Satanás é ardiloso! Assim como fez com Jó e Pedro: enquanto vocês estavam ali naquele antro, Satanás foi a Deus pedir para ceifar suas vidas! Ele estava irado com a presença de vocês ali e queria realmente matá-los! Verdadeiramente ele pediu permissão a Deus para que pudesse destruir suas vidas em um acidente de carro... e Deus disse simplesmente “NÃO”!! Essa não foi a primeira vez... Deus os livra constantemente de coisas que nem mesmo imaginam! E o mais importante de tudo é que o Senhor não fica fazendo propaganda de cada livramento que dá... Ele simplesmente o faz por ser Deus! Todo o poder e honra e glória a Ele pertencem!

— Quem precisa e quer muito ser reconhecido por seus “milagres” é Satanás! Na verdade, ao ter seu pedido negado, voltou imediatamente para tentar reverter a derrota em um lance no qual pudesse angariar um pouco de sua fé ou, pelo menos, abalar seus fundamentos: ele simplesmente contou os fatos assumindo a posição de Deus! E é assim que ele tem feito para convencer muitos crentes! E muitos têm crido nestas mentiras! A intenção do inimigo é roubar, matar e destruir... mas cada vez que tem seus pedidos negados por Deus ele se apresenta como portador do livramento: tolo é quem crê que Deus ficaria contando grandezas e enumerando cada livramento, pois livrar e salvar é exatamente o que Ele faz a cada milésimo de segundo.

— Deus, conforme está escrito em Daniel, revela o profundo e o escondido! A festa na casa da vizinha era algo tão visível... o bolo, em sinal de agradecimento, era tão previsível... o mundo espiritual não se prova por sinais tão óbvios! Está lá em I Coríntios 8 tudo o que se precisa saber sobre ofertas dedicadas a outros “deuses”... Satanás conseguiu disseminar desconfiança entre duas vizinhas no que deveria ser um gesto simples de boa vontade... e o pior é que a crente é quem vai errar! Vai perder oportunidades de falar a verdadeira Palavra de Deus, vai se afastar por recear de supostos “trabalhos” que nunca existiram... e, se não voltar à sanidade bíblica, será consumida neste universo de profecias, sinais e prodígios. Quem está de pé cuide para que não caia!

— Você precisa ver os livramentos que Deus te dá para glorificá-lo? Você precisa ter sinais sobrenaturais para saber que Deus existe? Precisa ver anjos para testificar da Palavra? Não faça como os homens de pouca fé... segue em frente confiando no Senhor e o mais ele fará! Glorifica através de sua vida e seu testemunho e não através de repetições! Leia e medite sobre a Palavra de Deus... e somente sobre ela!

Houve mais? Sim... porém não me recordo com precisão.

O que foi isso? Eu não sei... só sei que a fé independe do sentimento. Não pedi por isso e nem pedirei para que ocorra novamente. Oro para que Deus me livre do mal e aja através de minha vida.

Se eu vou ficar buscando esse tipo de experiências de novo? Não... Definitivamente não cabe a mim mover o sobrenatural. Meu papel é apenas estudar e falar sobre a Bíblia... e o mais o Senhor há de fazer!

Tudo isso ocorreu sem que eu perdesse a consciência: eu estava dirigindo e assim o fiz até chegar em casa. Não fui arrebatado, não tive visões e não fiquei tendo chiliques... na verdade eu sequer pretendia registrar tal evento: é um testemunho pessoal apenas e completamente inválido como norma ou regra.

E é justamente por crer e querer mais do verdadeiro e único Jesus Cristo que realizei este absurdário: na sincera intenção de alertar os cristãos fiéis à Palavra de Deus de alguns dos muitos tipos de engano em que podem estar sendo sutilmente sendo envolvidos.

Existem muitos outros testemunhos e até considero a possibilidade de catalogar uma segunda parte, porém seria realmente proveitoso se os relatos pudessem ser comprováveis e não meramente piadas. Volto a repetir que o objetivo dessa coletânea não é e nem nunca foi escarnecer de pessoas, porém expor os erros que têm contaminado as igrejas.

Obrigado àqueles que colaboraram e que o Senhor Deus possa nos abençoar com sabedoria para discernir as tantas armadilhas armadas para vitimar os incautos.

Teóphilo Noturno

Nenhum comentário: