Um Novo Cântico na Minha Boca

Um Novo Cântico na Minha Boca

Salmo 40.1-3

?1 Salmo de Davi para o músico-mor Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pós os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 3 E pós um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira?.

Introdução

Existem absolutos com Deus. Há uma adoração que é correta e existe uma adoração que é errada. Mesmo que falaremos do novo cântico, o assunto é adoração e não a ciência de canto.

O Salmista tinha um cântico na sua boca que era novo. Por ser novo, era diferente daquele cântico que tinha antes. Só por ser diferente não faz algo melhor, mas ele qualifica a diferença, e essa diferença faz o ?novo cântico? ser melhor daquele que antes tinha na sua boca. O ?velho cântico? não era tão bem quanto o ?novo cântico?. O ?novo cântico? provocou o temor de Deus e fé correta no SENHOR (v. 3). Portanto o ?velho cântico? era sem essas boas qualidades. O ?velho cântico? não provocou temor no SENHOR nem confiança nEle.

O ?novo cântico? era ?um hino ao nosso Deus?. Comparando, o ?velho cântico? não era um hino ao nosso Deus.

Portanto existem absolutos com Deus. Há uma adoração que é correta e existe uma adoração que é errada.

Primeiramente, quero nessa mensagem considerar as diferenças na adoração: a adoração correta e a adoração errada. Depois quero comparar o ?velho cântico? com o ?novo cântico?.

As Diferenças da Adoração Errada e da Aceitável

A Adoração Errada

A falta de temor ao SENHOR que estimula confiança no SENHOR é o que determina a adoração ser errada. Quando o temor do SENHOR é ausente da adoração, a adoração é considerada errada. Quando a confiança no SENHOR é ausente da adoração, a adoração é considerada errada. A adoração que falta o temor do SENHOR e aquilo que provoca crescimento na fé aquela adoração falta o que é básica à adoração aceitável ao SENHOR. Faltando o que é básico para adoração correta, aquela adoração é ímpia e pagã.

Quero examinar dois exemplos de adoração errada e pagã (Atos 17.16-23; Jo 4.21-24)

A Adoração pagã é sempre adoração errada ? At 17.16-23

Adoração com imagens é sempre uma adoração errada ? v. 16, ?vendo a cidade tão entregue à idolatria?; v. 22, ?Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos?. Idolatria não era considerada adoração religiosa. Idolatria era considerada superstição. Se a adoração é superstição, não é adoração correta. Se tiver ídolos envolvidos em alguma forma na adoração, aquela adoração é considerada supersticiosa e pagã.

O que pensa Deus de idolatria? Sabemos o que Ele pensa pois temos a Bíblia para nos informar. Ex 20.4,5 diz: ?4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam?. Se tiver qualquer uso de imagens para representar Deus, é de odiar Deus. Aquela adoração que odeia Deus não é adoração correta. É pagã.

Aos Pagãos, o Deus Verdadeiro é um Deus estranho ? v. 18, ?Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição?; v. 20, ?Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos? Adoração pagã é justamente pagã por que a pessoa do Vivo e Verdadeiro Deus e Sua doutrina é estranha a ela. A adoração pagã é pagã por não ser direcionada nem alicerçada no Deus verdadeiro. Portanto, qualquer adoração não direcionada ao Deus Único e Verdadeiro, é pagã, mesmo que esteja praticada com intenções sinceras.

Aos Pagãos, o Verdadeiro Deus não é conhecido ? v. 23, ?AO DEUS DESCONHECIDO?. Não é possível adorar corretamente Aquele que não conhece. Se o Vivo e Verdadeiro Deus não é conhecido, todo esforço a adorá-Lo é considerado inútil e pagão. ?Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram??, Rm 10.14.

Adoração com ignorância é adoração pagã ? v 23, ?Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio?. O Deus Vivo e Verdadeiro não estava sendo adorado corretamente, pois este Deus era estranho a eles. A verdade nem era conhecida. É verdade que estes fizeram cerimônias e os seus sacrifícios e oblações foram feitas com a maior sinceridade a um deus ?desconhecido?. Desde que a sua adoração não era ?em verdade?, e por não conhecerem o Verdadeiro e Vivo Deus, a adoração com ignorância era considerada adoração errada. A sua ignorância e idolatria eram tão inaceitáveis a Deus como adoração quanto aquela adoração que Caim ofereceu ao Senhor com um coração rebelde (Gn 4.3-7). Toda e qualquer adoração direcionada a Deus sem Cristo, A Verdade, é adoração pagã e errada.

A Adoração Pagã não deve ser tolerada. Ela deve ser confrontada ? v. 17, ?De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos?. A pregação do Evangelho é o oposto de paganismo. A pregação da Verdade é um afronto ao paganismo. A declaração de Cristo confronta ignorância. A pregação clara (#1256, dialegomai, Strong?s) da Verdade era e ainda é a única coisa para consertar o paganismo e a sua adoração errada (I Co 2.2, ?Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado?).

O Arrependimento dos pecados e a Fé em Cristo Jesus é a única solução ? v. 30-31, ?30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos?.

Aqueles iluminados com a Luz de Cristo devem brilhar diante aqueles com as mentes entenebrecidas na ignorância e supersticiosa idolatria. De outra forma os pagãos continuarão na sua ignorância abominável que findará em condenação eterna ? II Co 4.3, ?Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto?.

Os que tenham a Verdade devem declará-la aos com falta de conhecimento, aos a quem o Deus verdadeiro é estranho e desconhecido. De outra forma continuarão na sua ignorância abominável ? Rm 10.13-14, ?Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?? Coloca em ré e entenderá a importância de pregar a verdade. Se pregadores não preguem, como ouvirão? Se não ouvem como crerão? Se não crerem como invocarão? Se não invoquem, não serão salvos!

É você? Está na Luz ou em superstição? Tem o conhecimento de Cristo ou somente pratica a cerimônia tradicional? A Luz e o conhecimento da Verdade já lhe trouxeram ao arrependimento para com Deus e Fé no Senhor Jesus Cristo? A bondade de Deus já lhe trouxe ao arrependimento (Rm 2.4)? Arrepender-se-á e crerá em Cristo já?

A Adoração Religiosa é Freqüentemente adoração Errada ? Jo 4.21-24

Só por serem religiosos, ou seja, apenas o uso da Bíblia, o nome de Cristo, pratica louvor ou ser sinceras no ato, de jeito nenhum faz a sua adoração religiosa ser adoração Bíblica. Muitos sacrificam com as suas finanças, sentem bem com o louvor, e/ou são levados ?ao terceiro céu? ao ponto de amarem todos e regozijarem com tudo, pensam que por isso, a sua adoração é aceitável com Deus. Todavia, poderiam ser religiosamente errados.

Nem toda adoração religiosa é incorreta, mas freqüentemente ela é. Considera esse exemplo bíblico:

A Mulher de Samaritana era conhecedora da historia da sua religião, (v. 12) ?És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?? Mesmo adorando com conhecimento histórico, adorou ignorantemente, (v. 22) ?Vós adorais o que não sabeis?. Por adorar em ignorância do Verdadeiro, a sua adoração foi considerada por Cristo como adoração errada. Ela faltou o conhecimento de Cristo no coração. A Bíblia claramente resume: ?ninguém vem ao Pai senão por Mim?, Jo 14.6.

A Mulher Samaritana conhecia adoração religiosa, ?Nossos pais adoraram neste monte?, (v. 20). Ela conhecia os lugares certos, as cerimônias exatas, e a esperança da adoração religiosa do seu povo. Mas, apesar disso, seu culto era falso por faltar aquilo que faz a adoração verdadeira. Ele faltou a regeneração espiritual. O seu culto era errado por não cultuar Deus ?em espírito? (Jo 4.23, 24).

Quando essa mulher aprendeu de Cristo numa maneira espiritual, ela começou de cultuar Deus corretamente. Escuta ela agora. Ela não se afirma com a história ou com a sua sinceridade religiosa. O que os homens da cidade ouvem dela agora? ?Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?? (v. 28, 29). A prova do seu relacionamento com a Verdade era o seu arrependimento e a fé. Uma atitude correta para com o pecado (arrependimento) e um relacionamento correto com Cristo (pela Fé) confirmou que agora ela praticava uma adoração correta. Ela confessou seus pecados a Deus, confessou Cristo no seu coração e diante dos homens. A sua confissão diante dos homens evidenciou a sua possessão na sua alma de uma ?uma fonte de água que salte para a vida eterna? (v. 14), ou seja, ela conhecia Cristo no coração.

Não deixes que o seu estado permanente e eterno basear-se no seu conhecimento religioso, nem na sua prática de uma adoração tradicional. È mister ter arrependimento do pecado, e deve ter um conhecimento pessoal e espiritual do Cristo ressurrecto se tiver vida eterna. O seu testemunho de Cristo aos outros deve provir de um relacionamento vivo.

O que é que motiva a sua adoração? O que é que impulsiona você a falar dos homens de Cristo. O seu conhecimento de Cristo é na cabeça somente ou é do coração manifestando-se com frutos dignos de arrependimento?

A Adoração Correta ? Jo 4.24

A Adoração Correta é ?em espírito?

A adoração correta é a adoração do Deus vivo e verdadeiro ?em espírito?. Deus é Espírito e importa a Ele que a adoração seja da mesma natureza. Não é uma pessoa da Divindade exigindo tal adoração, mas a essência de Deus requer tal adoração. ?Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade?, V. 23.

Cerimônias bem coreografiadas, discursos bem falados, fumaça perfumada, danças emocionais e sofrimentos corporais são negadas como adoração correta por não serem ?no espírito?. Isso é o que Jesus estava comunicando à mulher samaritana quando Ele disse, ?nem neste monte nem em Jerusalém...? A frase ?neste monte? refere-se as cerimônias sangrentas, exuberantes e frenéticas da adoração pagã dos gentios. A frase ?em Jerusalém? refere-se a adoração religiosa com uso de cerimônias custosas, repetitivas e tradicionais pelos judeus. Nenhuma nem a outra eram adoração verdadeira, pois faltava a ?nova criatura? de 2Co 5.21 e o ?homem interior? de Rm 7.22.

Adoração verdadeira é adoração do vivo e verdadeiro Deus. Portanto só os que nasceram de novo, nascidos do Espírito, podem adorar Deus como agrada Ele ser adorado. ?Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.? (1Co 2.14) ?...e a nossa (correta e cristã) comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.? (1Jo 1.3) Portanto, não há adoração correta se o adorador não for nascido do Espírito (Jo 3.3-8).

Você já nasceu do Espírito de Deus? Tem aquele ?homem novo? vivificado pelo Espírito que opera arrependimento dos pecados e fé em Jesus Cristo? O Senhor salva os que tenham um espírito contrito (Sl 34.18) Quando é oprimido e contrito pelos seus pecados, olhe ao Salvador, o Senhor Jesus Cristo, pela fé crendo na Sua Palavra. Apenas assim existirá um ?homem interior?. Só nesta maneira pode ocorrer adoração correta ?em espírito?. (Rm 7.22, ?Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus?.)

Adoração Verdadeira é ?em verdade?

Não precisamos invenções, lógica afinada ou emoções sensíveis para determinar o que é adoração verdadeira. Temos a Bíblia, verdade. Deus tem revelado tudo que Ele quer que nós saibamos dEle, de nós mesmos, a salvação pelo Seu Filho e, entre outras verdades, como Ele deseja ser adorado. Essa revelação completa foi escrito por homens santos de Deus enquanto falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Se a sua adoração ?em espírito? não for mandada, exemplificada, explicada ou de outra forma ensinada pela Palavra de Deus, você não está praticando adoração verdadeira.

Você está ?em verdade?? Cristo é a verdade (Jo 14.6).

O ?cântico velho?

Todo o homem cantou este cântico desde o nascimento.

Nascemos sob a lei (Gl 4.4). A iniqüidade de não cumprir a lei pecamos (1Jo 3.4). Assim que nascemos cometemos iniqüidade (Sl 58.3, ?Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.?) Portanto, todos nascido de Adão são pecadores, e cantem com vigor o ?cântico velho? (do mundo). ?...a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida...? 1Jo 2.16.

O ?cântico velho? foi estreado pelo ?velho dragão? o diabo. E agora é cantado universalmente: rico e pobre, branco e não-branco, jovem e velho, inteligente e ignorante, religioso e pagão, homem e mulher.

O mesmo coro daquela primeira composição, escrita antes da tentação no jardim, soará até o dia do juízo. Todos que dançam ao ?cântico velho? ignorantemente estão no ?lago horrível?, e nunca entrarão no reino de Deus se recusarem a arrependerem de tudo que é associado com este ?cântico velho?. Verdadeiramente sofrerão para sempre com o compositor daquele ?cântico velho? no lago de fogo.

Todos que cantem o ?velho cântico? tem seus pés presos num charco de lodo. Pelo homem ser criado do pó da terra e, pelo pecado, tornou-se carnal, tem este ?cântico velho? afinado nele. Tanto o homem quanto o ?cântico velho? são do pó. Portanto a sua melodia é egoística, o seu ritmo carnal e a letra auto gratificante.

O ?cântico velho? blasfema tudo que é santo, perverte tudo que é justo, nega tudo que é verdadeiro e condena todos que o cantem. ?Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.? (Jo 3.18-20, 36)

Se você reconheça o ?cântico velho? na sua vida e se cansou da opressão dela; se é cansado aquilo que não é harmonioso com a verdade redentora; se conhecerá a pureza daquele ?cântico novo? que exalta o Salvador, você deve arrepender-se dos seus pecados e se esconder pela fé no Senhor Jesus Cristo, o único Salvador dos pecadores.

Arrepender-se-á e crerá já?

O ?cântico velho? Encanta Somente a Carne

Este ?cântico velho? é repetido na letra sugestiva de música country, o rock sensual, o rap irreverente, e outra música popular exaltem somente a carne. Essa música é o tema das músicas nos rádios, é presente na Internet e ocupa as horas da televisão.

Este ?cântico velho? é cuidadosamente cantando pelos designers da moda e é por outras formas orquestradas pelos exemplares de revistas masculinas e femininas.

Este ?cântico velho? é zelosamente entoado pelos advogados corruptos, políticos, pretensiosos e pregadores enganadores do nosso dia. É enunciado abertamente pelos filhos desobedientes, esposas não submissas, jovens rebeldes e maridos infiéis.

Enquanto Moisés estava no Monte Sinai, Arão organizou o povo para publicamente cantar junto o ?velho cântico? (Ex 32.1-18).

A lógica e esforços do homem reinaram essa adoração religiosa pelo ?cântico velho? ? V. 1, ?Levanta-te, faze-nos deuses...porque quanto a este Moisés...não sabemos o que lhe sucedeu?; V. 4, 31.

O ?velho cântico? desta adoração religiosa foi ?um alarido? e não uma melodia harmoniosa.

O ?cântico velho? da sua adoração religiosa exaltou a carne ? V. 25, ?Arão o havia deixado despir-se?.

A exaltação da carne é o ritmo eterno deste ?velho cântico?.

O ?cântico velho?, em Ambientes Religiosos, Pode Dar a Aparência de Justiça

O ?velho cântico? em ambientes religiosos reconheça a soberania de Deus. (Mc 5.7) Quando o homem com espírito imundo se encarou com a manifestação visível do Deus invisível, o espírito imundo que estava cantando o ?velho cântico? no homem, reconheceu que Deus era soberano.

O ?cântico velho? reconheceu que Jesus era ?Filho do Deus Altíssimo?. Ainda mais, num clamor com grande voz, pediu que Cristo não se atormentasse. Mesmo que o ?cântico velho? é cheio de inimizade contra Deus e se gaba de poder, capacidades e possessões, em outras situações sabe louvar Deus pois proclama que Jesus Cristo é Filho do Deus Altíssimo. Por pedir permissão de Deus ele reconhece que Deus é soberano. (V.12)

Portanto, não se engane dizendo que cante o ?novo cântico? só por reconhecer a soberania de Deus. Essa atitude não comprova que você é convertido. Homens possuídos de espíritos imundos reconhecem tal soberania também.

O ?velho cântico?, em situações religiosas, louvem muito a Deus.

Quando os que cantam o ?velho cântico? com vigor encarem Aquele de santidade divina, mudem de página e cantem louvores a Deus. Mc 1.24, ?Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.?

Assim cantaram os espíritos imundos de Mc 3.11, ?E os espíritos imundos vendo-o, prostravam-se diante dele, e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus.?

Portanto, não se engane pelo raciocínio que diz que por causa de você prostrar-se diante do Senhor e grita as virtudes santas e poderosas de Cristo, você mudou de página e é um cristão. Os espíritos imundos mudem de página do mesmo jeito.

O Cântico Novo

A quem é novo este ?cântico novo??

O ?cântico novo? não é novo a Deus.

O ?cântico novo? não é novo aos anjos, pois na Bíblia os anjos nem cantem.

O ?cântico novo? é novo somente pelos redimidos (Sl 40.1-3).

O ?novo cântico? relata o que o Senhor fez em misericórdia e graça por Cristo pelo homem que é remido. Por ser remido por Cristo este foi feito um membro permanente do coro celestial que canta o ?cântico novo? do coração transformado:

Tirou-ME dum lago horrível

Tirou-ME dum charco de lodo

Ele pôs os MEUS pés sobre uma rocha

Ele firmou os MEUS passos

Ele pôs o ?novo cântico? na MINHA boca

Ele ME causou a por no Senhor a MINHA confiança

Portanto, o ?novo cântico? é novo, não no sentido que foi recentemente composto. É novo no sentido que aquele que o cante foi transformado. O ?cântico velho? é uma abominação pois exalta a carne e hipocrisia religiosa. Existe um homem novo que entrou no coro celestial e o seu homem interior regozija na lei harmoniosa de Deus.

O que é dentro de você que louva a Deus? É algo mais que os espíritos imundos tenham que causa eles a reconhecer a soberania de Deus e a santidade de Cristo?

Qual é o conteúdo do ?novo cântico?? (Sl 40.1-3)

O ?novo cântico? testemunha publicamente da Verdade. Não é interessado em aparência mas muitos o verão e temerão.

O ?novo cântico? prega arrependimento e a fé em Cristo ? ?muitos o verão e temerão, e confiarão no Senhor?.

O ?novo cântico? testifica que é o SENHOR é a SUA confiança. Ele entoa o estribilho ?bem aventurado que põe no Senhor a sua confiança? (V.4)

O ?novo cântico? dá louvor por conhecer o Salvador e regozija por ser conhecido por Ele!

Observem o contraste e o conteúdo das declarações de seres celestiais e a letra do ?novo cântico? cantada no céu pelos remidos.

Ap 4.8; Os quatro animais (querubins) dizem: ?Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso que era, e que é, e que há de vir? (vê Is 6.3).

A doutrina de Deus é proclamada abertamente. Porém tal doutrina é proclamada pelos espíritos imundos também.

Ap 5.9-10; os remidos ainda mais de doutrina do que os anjos.

Eles proclamam a obra de Deus na redenção de Cristo que com o Teu sangue tem comprado para Deus o homem pecador.

Eles exaltem Cristo por remi-lhos a Deus pelo sangue (V 9.10).

Que diferença!

Não aquece o seu coração com falsa confiança que diz que você é convertido somente por proclamar a doutrina de Deus.

Não seja satisfeita com nada menos do que um conhecimento pessoal de Cristo Salvador e tem a certeza da Sua obra feita em ti.

Não seja contente com conteúdo de doutrina mas com a possessão do Salvador que fez a obra redentora para todos que se arrependam e creiam nEle pela fé.

Conclusão

Se adorará a Deus corretamente deve ser nascido de novo do Espírito ? Jo 3.5; 4.24.

Se a sua adoração for aceitável a Deus deve ser mais do que sentimentos agradáveis, cerimônias reverentes ou rituais tradicionais. Deve ser do ?homem novo?, do ?homem interior?, a ?nova criatura? que é espiritual e se conforma a imagem de Cristo continuamente.

Se cantará o ?novo cântico? deve ser tirado do lago horrível (arrependimento) e ser firmado numa rocha (fé em Cristo).

Se cantará o ?novo cântico? no céu, as suas justiças devem ser melhores das dos fariseus; devem ser imputados a ti de Cristo.

Se cantará o ?novo cântico? no céu, seu louvor a Deus tem que ser melhor do que o dos santos anjos; deve ter a melodia da redenção particular nele.

Se cantará o ?novo cântico? no céu, sua fé deve ser melhor do que os espíritos imundos. Deve ser aquela fé que anda de mãos dadas com arrependimento do pecado, a graça de Deus a sua fonte, Cristo o seu alvo, e o Espírito de Deus a sua prova.

Qual cântico é seu?

Porque você está cantando? Para possuí-Lo ou por testemunhar dAquele que é seu?

Você canta porque é gostoso ou é a sua natureza nova expressando-se pelo ?novo cântico??

Autor: Pr Calvin Gardber

Nenhum comentário: