A Eternidade

A Eternidade

Mateus 16.24-28

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Intro:Cristo faz uma comparação, usando a eternidade como o modelo padrão, ou régua, para medir a futilidade do tempo. Cristo compara o tempo usado para ganhar o mundo com o tempo perdido de uma alma.

A. Comparações Bíblicas são baseadas em padrões Bíblicos.

Na nossa sociedade, comparações são mal vistas, e na verdade a Bíblia não apóia os padrões humanos que se estabelecem na nossa sociedade. Não somos instruídos a comparar-nos com o Apostolo Paulo, ou comparar as reações que os Judeus tiveram com a pregação de Pedro com as reações que o povo tem com as nossas pregações. Quantos profetas, como Moises ou Gideão ou Isaías, erraram a comparar-se com outros homens, e apontar em si mesmos "supostas falhas". Hoje em dia, é popular disser que Deus aceita e ama a todos de igual forma, insinuando que Deus nem compara nem estabelece padrões. Porém, livros como Provérbios comparem e muito; a sabedoria com a tolice, a obediência com a desobediência, e a vida e morte. A comparar, a Bíblia sempre toma como modelo um padrão Bíblico, não um padrão humano.

· João o Batista (João 1:25-27). O padrão que Deus usa para julgar os homens é o Seu Filho, Jesus. (Malfeitor na cruz, Lucas 23:41-”... Nós, na verdade, com justiça,... recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas Este nenhum mal fez.")

· Deus estabelece seus mandamentos e a Sua lei para julgar as nossas ações. (Salmos 19:7-12)

B. O Padrão Bíblico para medir o tempo é a eternidade.

Poucas vezes Cristo fala em termos de dias ou meses; muitas vezes as doutrinas são expressas em termos da eternidade.

· Eleição (Efésios 1:4 "Nos elegeu nEle antes da fundação do mundo,...")

· (Comparação da) Sabedoria de Deus com a dos homens (I Coríntios 2:6,7)

· Deus e tempo (II Pedro 3:8 - "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.")

· Alfa e Omega, o começo e o fim

· Nosso texto Mateus 16:26

C. O Mundo nega o conceito da eternidade.

O ateu nega a eternidade.

O homem natural planeja em termos de "amanha" ou "dia que vem". (Homem rico que tinha produzido com abundância - Lucas 12:19,20)

Muitas igrejas negam a questão da eternidade, e fazem apenas metade da pergunta no nosso texto Mateus 16:24. Ao em vez de oferecer restauração financeira, eles devem pregar a necessidade de ser restaurado a uma posição aceitável perante um Deus zeloso. Em vez de oferecer curas, deveriam falar sobre a enfermidade espiritual que o homem pecador em comparação com a lei de Deus. ("Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus..." Rom 3:23) Ao mulher de Samaria, muitas igrejas de hoje ofereciam a oportunidade de ganhar o mundo: ser restaurado, ser liberto, ser curado! (João 4:13-15) Porém, Cristo falou sobre coisas eternas, e comparou a sede humana pela água com a vida eterna que vem da fonte de Água divina.


D. Devamos considerar aonde nós estamos colocando a importância.

Autor: Daniel A Gardner

Nenhum comentário: