A UNÇÃO DO RISO

A UNÇÃO DO RISO

por Joaquim de Andrade*

I - INTRODUÇÃO

Atualmente há em todo o planeta distintos “avivamentos”. Um dos mais notórios é o das religiões orientais, particularmente do hinduísmo. O mundo ocidental está vendo nestes últimos dias uma invasão de gurus, lamas tibetanos, mestres iluminados, e uma infinidade de técnicas de meditação, yoga e cursos para alcançar “graus elevados de consciência”.

Em meio a tudo isto temos uma ala do movimento carismático (também chamado de neo-pentecostal) que decidiu ter sua própria versão comercial do misticismo oriental para não ficar atrás da conquista das massas. Este novo fenômeno religioso se chama “O Avivamento do Riso”, “A Unção do Riso”, “A Bebedeira Espiritual”, “A Bênção de Isaque” e “A Bênção de Toronto”.

Devem ser bem poucos os cristãos que no Brasil a esta altura ainda não ouviram falar da “Experiência de Toronto”. Até o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou reportagem especial sobre a “Bênção de Toronto”. Uma onda de manifestações físicas, incluindo prostrações, estremeções e especialmente riso tem assolado, e ainda assola, as igrejas em várias partes do mundo.

II - O FENÔMENO DE TORONTO E SUAS RAÍZES

A. A expressão:

O nome “Benção de Toronto”, ou “Unção do Riso”, como prefiro chamá-la, tem sido aplicado a estes fenômenos porque a mais importante erupção destas manifestações ocorreu na Igreja Vineyard do Aeroporto de Toronto. Na verdade, não há nada que seja novo nestes fenômenos.

B. Suas Raízes:

Rodney Howard-Browne, segundo todos os estudos que existem a respeito do fenômeno, a figura mais respeitada atrás do controvertido fenômeno. Ele é considerado o

“barman de Deus”.

C. Principais Promotores

Nos Estados Unidos a maioria dos pregadores da prosperidade como, por exemplo: Oral e Richard Roberts, Pat Robertson, Paul Crouch, Kenneth Copeland, Francis e Charles Hunter, Benny Hinn. Temos ainda na Inglaterra Colin Day (que já esteve várias vezes no Brasil), Breed Flooker (que também já esteve no Brasil). São muitos os pregadores no Brasil que foram influenciados por esta nova onda ao ponto de hoje termos várias empresas de turismo fazendo vôos turísticos para Toronto levando vários pastores brasileiros para visitar a Igreja Vineyard do Aeroporto de Toronto.

III - DIVINO OU DEMONÍACO?

A comunidade evangélica em todo mundo está dividida a este respeito. Uns consideram esta experiência um sinal divino ainda que reconheçam que não tem respaldo bíblico, nem na história do cristianismo. Outros embora a considerem demoníaco, reconhecem que algo acontece (algo sobrenatural), porem, descartam totalmente a possibilidade que seja de origem do Espírito Santo; mas que se trata, crêem, de algo parecido com uma manifestação de terreiro de candomblé, umbanda ou até um transe como acontece nas reuniões dos gurus da Nova Era. Veja (I Co 14:29; I Ts 5:21; I Jo 4:1ss.)

IV - BEM VINDOS AO CIRCO DA ALEGRIA

Os cultos promovidos pelos pregadores são de aparência igual a qualquer culto numa igreja carismática ou pentecostal. Muito louvor e na hora da mensagem começam a falar que algo novo vai acontecer na vida das pessoas que ali estão, e que elas serão cheias de alegria naquela noite. Em meio às pregações começam a ouvir aqui ou ali pessoas rindo de uma forma incontrolável, algumas pessoas começam a dar gargalhadas ao ponto de caírem no chão incontroláveis.

A chamada Igreja Vineyard do Aeroporto de Toronto é uma comunidade carismática que enfatiza as experiências místicas mais do que a Palavra de Deus e os valores cristãos objetivos. têm sido um dos centros de atenção mundial ao que o “Avivamnento do Riso” se refere. O que acontece nos cultos do pastor Randy Clark é bastante similar ao que acontece em todo mundo, apesar de existirem traços distintivos. Além das gargalhadas os participantes emitem sons de vários animais como “prova” de estar possuído por Deus. Mulheres rugem como leoas, homens bufam como touros, e uivam como lobos, gritam como aves. Em muitos destes cultos há uma participação muito grande de padres e freiras católicas que também recebem esse “poder”.

V - NEGANDO A BÍBLIA, A HISTÓRIA E A RAZÃO

É quase impossível que pessoas razoáveis e em sã juízo se deixem levar por este fenômeno. Ainda que seja normal o fato de o ser humano rir ao ouvir algo engraçado, pode ser considerado muitas vezes sintomas de demência a pessoa fazer isso sem causa alguma; muito mas se isto acontece por um período de tempo prolongado. Minha experiência ao visitar vários manicômios e hospitais psiquiátricos, é que a maioria dos seus internos chegaram ali com estes sintomas.

VI - TORCENDO OS FATOS

Se é praticamente impossível que uma pessoa em sua sã consciência participe do Avivamento do Riso, o mesmo podemos dizer de qualquer cristão que conhece a Palavra de Deus e a história dos avivamentos cristãos. Sinceramente, o fenômeno da “Gargalhada Santa” não tem precedente algum, nem na Bíblia nem na História. Não só isso: é totalmente contrário e incompatível com os princípios que ensinou Nosso Senhor Jesus Cristo. Convencê-los do erro é outro assunto.

VII - OS FENÔMENOS DOS AVIVAMENTOS HISTÓRICOS

Os defensores dos fenômenos atuais astutamente lembram aos seus leitores que ocorreram fenômenos extraordinários nos avivamentos históricos. É verdade; no entanto, o mais estranho é que nenhum historiador de religião ou erudito de avivamento o tenha percebido em centenas de anos. Uma leitura atenta das evidências mostra que esses eram significativamente diferentes.

A. América do Norte

O nome que estão procurando associar hoje, na tentativa de defender o que está acontecendo, é Jonathan Edwards.

B. As Ilhas Britânicas

Um quadro similar emerge aqui, pois nos avivamentos todos os tipos de fenômenos se manifestaram. Todavia, de novo, os líderes dos avivamentos geralmente procuravam distinguir a obra de Deus da de Satanás, e desencorajar ou proibir as manifestações que pareciam originar-se de Satanás.

VIII - FENÔMENOS ACONTECENDO EM OUTRAS RELIGIÕES

O problema da unção do riso tem afetado não apenas o meio evangélico, mas também a outros movimentos religiosos, como por exemplo: Hinduísmo, Meditação Transcendental, seitas da Nova Era, além de técnicas de hipnose etc.

IX - REFUTAÇÃO BÍBLICA

Os que favorecem a “Experiência de Toronto” freqüentemente citam certos textos ou incidentes

bíblicos em apoio à sua causa. (Salmo 23:2)

A. Velho Testamento

1. Abraão caiu num sono profundo, conforme Gn 15:12

2. Saul em I Sm 19

3. II Cr 5:13,14

4. Daniel caiu amedrontado com o rosto em terra Dn 8:17

B. Novo Testamento

1. Caiam em adoração Mt 2:11ou para rogar-lhe socorro Mc 1:40

2. Caiam de medo Mt 17:6; Mt 28:4

3. A experiência de Pedro At 10:10

4. A experiência de João Ap 1:7

X - O PERIGO DO ENGANO

Um dos mais sérios perigos que defrontam o avivamento é a incapacidade demonstrada por líderes e liderados de discernir entre a obra de Deus nas almas dos homens e a obra do diabo

no contra-avivamento.

A. A Necessidade de Discernimento

Há pelo menos meia dúzia de passagens no Novo Testamento que falam da astúcia e das manhas do maligno. (II Co 11:13, 14 e Ef 6:11).

B. O Mandado para Julgar

Não se deve confundir realidade com legitimidade. Numa época de experiências religiosas sem conteúdo, a atração exercida por fenômenos espirituais poderosos é muito maior do que a da sua legitimidade.

XI - DISCERNIMENTO E MENTE SÃ

Um dos aspectos mais estarrecedores dos pregadores é a seguinte exortação: “Não tente usar a sua mente para entender isto. Apenas o receba”. Isso é completamente contrário ao ensino do Novo Testamento. O apóstolo Pedro, ao instar com seus leitores, e conosco, a que nos preparemos para servir a Deus, escreve: “Cingi os lombos do vosso entendimento”(I Pe 1:13 (RA), cf. 4:7; 5:8).

XII - CONCLUSÃO: CRISES E VALORES TEOLÓGICOS EM CAOS

A existência e popularidade do fenômeno conhecido como Avivamento do Riso deve preocupar qualquer pessoa sensata, mesmo que seja remota a possibilidade de que se deixe enganar por ele. Deve ser motivo de reflexão tanto para o pastor como para as ovelhas ver milhões de pessoas caindo na gargalhada santa ou latindo como cachorros, rugindo como animais e agindo como verdadeiros beberrões num show onde usam o nome de Deus. Quantas pessoas podem deixar sua razão em troca de experiências místicas que as levam a um profundo caos teológico e intelectual. O fato é que este mesmo tipo de pessoa pode levar vidas aparentemente normais fora desses cultos religiosos e, ainda que alguns deles pretendam estudar de vez em quando a Bíblia, faz o assunto todavia mais preocupante, pois isto quer dizer que os princípios mais elementares da genuína espiritualidade e do raciocínio têm sido transtornados.

O perigo não tem limite e legitima a pergunta: Uma vez que uma seita pode induzir seus seguidores a praticarem o suicídio coletivo como aconteceu agora com 39 pessoas nos Estados Unidos, ou outras vezes induzir seus seguidores a entregar grande quantia de dinheiro, a latir, a babar como um louco sem motivo algum, o que acontecerá depois? Qual será a próxima experiência que nos oferecerão? Já que têm sido removidos os limites de sã teologia e do sentido comum, a resposta é: Qualquer coisa. Nós estamos a mercê disto e mil tipos distintos de gurus carismáticos sem escrúpulos que têm acesso direto a consciência de seus seguidores.

Jim Jones, em Guiana, Mangayonon Butog, nas Filipinas, Park Soon Ja, na Coréia do Sul, David Koresh, em Texas, Luc Jouret, em Cantão de Friburgo e Marshall Appelewhite, no Rancho Santa Fé sobreenfatizaram as experiências subjetivas, anularam a razão seus respectivos adeptos e logo sobreveio a tragédia. Com o movimento Avivamento do Riso as portas estão aberta a todo tipo de abuso.

Haverá no século XXI uma religião mundial única que imponha as experiências subjetivas sobre a razão, a sã teologia e a verdade objetiva? Será substituído o cristianismo por técnicas metafísicas da Nova Era para induzir a estados alterados de consciência? Continuará enfatizando estranhas revelações em vez da Palavra de Deus? Continuará a presente tendência a utilizar a religiosidade como simples escalão para obter prazer através das experiências esotéricas? Seremos perseguidos pelos poderosos impérios desses gurus ao negarmos a reconhecer as tais experiências como divinas? A resposta a temos todos aqueles que ainda têm raciocínio, famílias e valores cristãos que defender. Façamos algo para impedi-lo. Promovamos ativamente o genuíno cristianismo, o estudo sério da Bíblia e denunciemos claramente seus perigos e erros.

Agência de Informações Religiosas - AGIR

Informando e equipando o povo de Deus

22 comentários:

Anônimo disse...

Graça e paz.
Muito interessante este texto; eu já participei de cultos que expressaram estas manifestações e sempre procurei ver se porventura surgiam Fruto do Espirito na vida daqueles que as experimentaram.
Uma pergunta: Como se manifesta a Alegria do Espirito Santo na vida do genuino cristão?
Alguém comente para mim estes versiculos abaixo por favor:
Sl 2;4-Sl 4;7-Sl 16;1- Sl 30;11- Sl 43;4- Sl 45;7- Sl 52;12- Sl 59;16- Sl 68;3- Is 30;29- Lc 10;21- Lc 15;7,10- João 17;13- Rm 14;17.
Deus é um Ser alegre ou triste?
Jesus foi um homem na terra que não se alegrou?
E o Espirito Santo é um Ser alegre?
O diabo é um grande falsificador e usa falsas religiões para tirar do Povo de Deus o que lhe é legitimo a alegria do Espirito Santo.
Espero que o moderador e o autor deste blog publiquem este meu comentário pois quero somente contribuir e não gerar conflitos.
Um abraço, Admar Junior.

Anônimo disse...

Graça e Paz...

Eu gostaria de saber se o autor desse texto é batizado no Espírito Santo e como foi sua esperiência, porque quando há o batismo acontece coisas sobrenaturais que não estão colocadas especificamentes na Bíblia e nem por isso é do diabo. Concordo com o comentarista acima, e tenho mais uma pergunta: Você antes de escrever esse texto pediu direção do Espírito Santo ou você acha que ele também não pode responder um crente, talvez você relacione os acontecimento com o Espírito aos demoniacos também!!

Anônimo disse...

Irmãos na fé em Cristo,sabemos que muitos acontecimentos vem mudando a característica da igreja de Jesus,gostaria que os amados meditacem bastante pois só a Bíblia pode explicar a Bíblia,pois ela é a palavra de Deus.Tudo que o diabo quer é causar comflitos e confundir a igreja,vamos estar atentos,VIGIANDO,OLHANDO E ORANDO,lembrem-se de como Jesus ficou triste quando faziam comércio na Casa de Deus,nós somos moradas do Senhor,essa passagem biblica tem um significado bem maior do que a letra apresenta,pensem na advertência que Jesus estava fazendo,no sentido espiritual,quem é o templo de Deus? na passagem Jesus chama o templo de: Casa do meu Pai,meditem bastante,Deus não deixa ninguém sem resposta! È bom lembrarmos,que o espirito de Deus não é intometido e se porta sempre com desência!

Anônimo disse...

Paz amados irmãos em cristo!
O texto é muito interessante,Já ouvi falar dessas manifestaçãoes em algumas igrejas, eu não acho que o Espirito Santo, venha se manifestando com gargalhadas, ou imitaçãoes de animais não, Na minha Opinião e concepção são seitas, Sou batizada com Espirito Santo e com fogo, amis nunca dei gargalhadas, e muito menos imitei animais!
Amados irmãos temos que Orar mais, pedir para que a cada dia mais o senhor venha abrir nossos olhos, para que possamos decinir o que é de Deus ou não!
Que Deus possa Vos abençoar!
Fiquem com Deus... Fiquem na paz!

Lays Oliveira.

Anônimo disse...

paz do senhor!olha eu nunca entendi muito,por isso nunca nem toquei no assunto ,na minha igreja teve este mover,eu nunca cai no "espírito"as vezes fui até discriminada por ñ cair também,mais o que quero perguntar é :
é de Deus esse mover?eu li mais ñ consegui entender muito bem..da pra falar em tese?
tive a uns 13 anos atraz uma experiencia ,fui visitar uma igreja e lá eles chamaram as crianças para receberem este poder,os meus filhos foram mais como eu nunca entendi direito,pedi pra que deus ñ deixasse ele cairem,e Deus ñ permitiu que eles caissem,aliáz só eles ñ cairam..eles tinham 2 e 4 anos..creio que estavam sobre minha intercessão...este cair no espírito foi uma das causas pelo qual meu esposo saiu da igreja,por que ele diz ñ ser de Deus,e eu ñ o apoio por ñ conhecer....

Anônimo disse...

Graça a Paz!

Eu já recebi a unção do riso, e foi algo sobrenatural! Uma alegria incomparável, sem medida!
É MARAVILHOSOS, e tenho a CERTEZA que foi de DEUS !NÃO acho que seja nada de satanás! Afinal de contas, vc satanás e a ultima pessoa que gostaria de nos ver alegres!
DEUS abençõe*

Anônimo disse...

faco trabalhos nos presidios de sao paulo e la essas coisas nao acontecem pelo contrario eles choram muito reconhecendo seus pecados la nao da pra aplicar essas risadas porque o couro come oque falta hoje e JOAO BATISTA pregando arrepemdimento leia lucas 3.1ao20 se tiver coragem oque falta pra esses camaradas e compromisso com a verdade joao 8.32

Anônimo disse...

Concordo em partes com o texto do autor do blog...acho errado imitar animais, porque não existe realmente base bíblica e nem explicação para tanto...mas creio na unção do riso...pena que associam ambas manifestações...creio que a imitação de animais sim surgiu na vida de pessoas que gostariam de ser avivadas, mas mais por emocionalismo e vontade de manifestar algo sobrenatural. Recebi a unção do riso inumeras vezes, e todas as vezes eram momentos em que o diabo só queria que eu chorasse...e Deus me enchia e eu ria com vontade na cara do inimigo...só Deus te dá alegria em meio aos piores momentos da tua vida...não foi por influencia de líder nenhum e por qualquer menifestação exterior, mas simplesmente Deus alegrou meu coração ao ponto de eu transbordar...nem diabo e nem ninguém me tira a alegria do Senhor que é a minha força. Deus abençõe a todos.

Anônimo disse...

A graça do Senhor compartilhada c/ os santos! Amados ñ conheço aunção do riso, porém conheço e muito bem o revestimento de poder(conhecido como batismo c/Espírito Santo)este sim tem incluido NELE próprio todas as unções e ações, que o ser humano dependente do PAI e que medita na Sua Palavra necessita.Se continuarmos olhando p/o alvo que é Jesus vamos perceber que ELE supre todas as nossas necessidades ñ permitindo que nem um só fio de cabelo da sua cabeça fique em oculto sem queELE saiba quantos são ou para que caíram! Paulo no cap/10 de Romanos vrs 11 fala"Porquanto a Escritura diz:Todo aquele que NELE crer NÃO será confundido(Is28.16)também.Que o SENHOR nosso DEUS possa abençoar !

Anônimo disse...

Muito bom e muito esclarecedor essa comentario, que muitas pessoas que estao sendo levadas por esse vento de doutrina possam refeltir e nao cair nessa invencionice de homens que com versiculos isolados querem justificar esses esses falsos ensinos. grato

Anônimo disse...

graça e paz irmãos...

Deus é tremendo, tive 5 anos de depressão na minha vida, neste último retiro de carnaval briguei os três dias com minha namorada e estava em uma das piores fazes de minha tristeza, mas ainda assim buscava este Deus de poder em meu silêncio, jejuava, orava no monte e andava em santidade, perseverei até o o último dia, quando ainda estava muito triste, pedi a Deus para que me reavivasse e ele é mais poderoso do que eu pensava, cai no chão, tinha consciência do que se passava ao meu redor mas não conseguia parar de rir, minhas mãos estavam sentindo um fogo gigantesco, quando meu amigo me tocou tbm foi batizado e começou a profetizar, outros tbm me tocaram e foram recebendo o batismo no espirito, cada um de uma forma diferente, o espirito santo agiu durante 4 horas nesta madrugada de retiro e posso lhes dizer que Deus enxugou todos os 5 anos de lágrimas com essa unção maravilhosa do riso, não gritei como animal ou me descontrolei, tinha noção do que se passava ao meu redor, mas não saí do mover de Deus durante 4 horas, posso lçhes afirmar tbm que não fui eu quem estava no controle e sim o agir do espirito pois eu não sou digno nem do pó que saia das sandálias de Jesus, muito menos de receber este batismo, mas irmãos atentem para as palavras, não jugueis para que não sejais julgados pois com mesma medida vos julgarão, eu tive o batsmo desta forma, e sei como foi, agora como vou falar que um irmão fala em linguas pelo mover do espirito ou pelo proprio mover carnal? entendam que devemos cultivar a nossa comunhão com Deus e não tentar discernir e entender a comunhão do outro pois nem ele mesmo entende o mover na própria vida, se é algo do Diabo ou não cabe a Deus lhes revelar na hora e cabe a nós buscar sabedoria e discernimento, eu sei que o que aconteceu comigo foi sim um reavivamente onde eu ri incontrolavelmente que me curou de uma doença de 5 anos onde quase me matei inúmeras vezes, será que vcs ainda acham que é de satanás? bom acho que ele queria mais um tempo de depressão na minha vida para me ver morrer

um grande abraço a todos e procurem sempre mais a sabedoria e a intimidade do espirito santo

valeu...

Jonas disse...

bom o seu comentário, mas devemos tomar cuidado com as expressões.
porque muitos desses cultos são movidos pelos sentimentos e não por ação do diabo.

devemos ter o equilibrio para comentar aquilo que não conhecemos profundamente.
abraços...

Anônimo disse...

Paz do senhor meus amados, enquanto lia esse estudo percebi q devemos pedir pra Deus agir da forma q ele quer em nossas vidas, devemos buscar e passar para o povo de Deus a presença de Deus eu naum acho q é errado chorar, rir,aplaudir, gritar,dançar,pular ou falar em linguas mas isso vem com um arrependimento e um quebrantamento real pois é o espirito santo q leva as pessoas a chorar ou pular etc... eu creio q é errado um lider dizer q a pessoa tem q rir, ou pular ou fazer qualquer coisa nesse sentido. Pois devemos o adorar em espirito e em verdade, e essa adoração implica vc dar a ele o q ele quer receber de vc, e ninguem tem o direito de dizer o q Deus quer d vc. tenha liberdade meu amado se sentir vontade d chorar, chore, se sentir vontade de rir, ria, se sentir vontade de pular, pule, mas procure saber d q forma Deus quer receber sua adoração neste dia!!!!!!!!!! sinta uma brisa suave do senhor na sua vida revelando como vc deve se apresentar diante do senhor, hoje;;;;;;

Amém.

QUEILA GOMES disse...

Olha, sou evangélicae acredito que Espirito Santo pode se manifestar em umapessoa de várias formas inclusive trasendo alegria. Mas tambem acredito em FALÇA UNÇAO. Nao que a unçao seja falça tudo que é de Deus é verdadeiro mais existem tambem pessoas endemoniadas fingindo que estão cheias da Unçao, já ví pessoas na igreja que se diziam cheias do Espirito Santo e que tavam em pecado. ME RESPONDA ALGUEM: será que uma pessoa em pecado pode ser cheia da unçao?? e como é que fica a parte da biblia que diz que Deusnao habita no pecado??

CRISTIANO disse...

QUE LEGAL OS IRMÃOS FICAREM PERDENDO TEMPO COM COISAS QUE NÃO VÃO MODIFICAR SUAS VIDAS, AO INVÉS DE FICAR DISCUTINDO SOBRE ISSO COLOQUE MENSAGENS QUE POSSAM EDIFICAR E NÃO FICAR DUVIDANDO DA FÉ DE NOSSOS IRMÃOS, DEUS AGE DE MANEIRA DIFERENTE COM CADA UM POIS ELE É UM DEUS PESSOAL, ENQUANTO MILHARES DE PESSOAS ESTÃO MORRENDO SEM JESUS NÓS FICAMOS FALANDO MAL DA FÉ DE NOSSOS IRMÃOS. É BOM P/ SATANÁS POIS ELE NÃO PRECISA NEM TRABALHAR POIS NÓS MESMOS TEMOS CAUSADO DIVISÕES

Paulo disse...

Graça e Paz
Bem, eu vivo a procurar sobre esse assunto tambem... mais acho, que o autor do texto nao pediu um guia antes de falar mau dos dons dele.
Pois nao basta ler de ''cabo a rabo'' a bíblia e nao ser intimo de deus, e nao reconhece-lo.
Pense comigo... Um pai que te ama muito, nao quer que voce solte gargalhadas em sua plena casa? nao quer que voce seja soberano como uma leao pois é intimo de Dele? nao quer que sobrevoamos o mais alto possivel para vos protejer do perigo? Estamos falando de DEUS, o autor de tudo e de todos, capas de fazer o possivel e o impossivel.
Reflitam irmaos e peçao no proximo culto, uma experiencia.
Tomara que essa mensagem ajude voce a incentivar intimidade com DEUS e com seu filho JESUS.

Wanderson disse...

Caros Paulo e Cristiano...Fico Pasmo com pessoas iguais a voces pensarem e agirem desta forma!!!
Deus não precisa de chamar ou tratar alguem como animal, discordo totalmente das vossas palavras. Quem tem uma vida na presença do Senhor sabe muito bem que manifestaçõs como essas são heréticas e só trazem confusão à aqueles que não tem compromisso com a Palavra do Senhor. Cristiano, realmente o diabo nem precisa trabalhar mesmo... pois pessoas como vc ja estão cegas e aceitando e divulgando aberrações que jamais serão manifestação do Espirito Santo. Peço encarecidamente que devamos rever os conceitos e valores ao qual aprendemos e continuemos na são doutrina do Senhor, pq mesmo se algum anjo do céu trouxesse um evangelho que é totalmente contrario ao que ja temos ouvido e aprendido, DEVE SER ANATEMA!! Hoje estamos vivendo numa epoca que aparecerão estas coisas mesmo, mas aquele que é de Deus ouve a voz do Senhor e sabe quem é o Bom Pastor.
"aquele que tem ouvido, ouça o que o Espírito diz as igrejas"

A Paz!

Pr. Flávio Machado disse...

Prezados a resposta para todo este dilema está em Hebreus 13.9: Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos[risos, gargalhadas, sons de animais, grudar na parede com lagartixa, etc.], que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam.
Obs. Grifo meu.

Anônimo disse...

estou estarrecida,como pode pessoas q dizem q conhecen a Deus e tem intimidade com ele dizer q o texto esta esta julgando pessoas ou forma de adoração,Jesus nos disse para vigiarmos porque no final dos tempos muita coisa aconteceria q nos enganaria.Imagini uma pessoa q não e convertida presenciando uma coisa dessa na igreja ela não vai voltar,talvez nem vai aceitar a Cristo,vai achar q esta num terreiro de candonble e q as pessoas estão recebendo entidades.O Espirito Santo e uma pessoa dessente não invergonha ninguem,ele ira se manifestar de forma q não se torne escandalo pra Deus e pra igreja,estudem amados q não entenderam o livro de corintos ,Paulo tratava das heresias q acontecia na igreja os dons deliberados q diziam ser de Deus.E não acho q estmos perdendo tempo descutindo de coisas vãs,os falsos profetas,as falsas doutrinas,as manifestações falsas da carne,emoções sem ser do espirito,demonios se camuflando em pessoas q não tem santidade e falando em linguas estranhas no meio da igreja,pensem em tudo isso,sei q Deus pode nos proporcionar alegria mas nada q se torne escandalo ou motivo de debates, a biblia e clara, se não esta escrito e não tem respaldo biblico e demoniaco ,temos q aprender a pedir ao Espirito Santo q controle nossas emoções para não sermos escarnio do mundo e a palavra de Deus chacota de satanas na boca do mundo. Q a graça de Deus alcance vocês no entendimento desse texto ,me perdoen não quero ofender nem magoar ninguem ,mas abram os olhos como Elizeu pediu pro senhor abrir o de Geasi.

Luan disse...

Depois de ler o texto e os comentários percebi que está todo mundo doido, achando que entende ou sabe mais do que o outro. quando o que importa é falar do AMOR de Jesus, e buscar a comunhão da igreja de Cristo. A palavra de Deus diz que se conhece a arvore pelo fruto, ao inverso de julgar, devemos pelo menos conhecer quem julgamos, julgar o que não conhecemos é fácil.
Peço que ao contrario do nosso Inimigo que adora acusar, venhamos buscar santidade para viver a vida de Cristo! Amém

Osni de Figueiredo disse...

Quando vejo comentários bem abalizados como este é que vejo acender uma esperança de que nem tudo esta perdido, nem todos se dobraram ate estes misticismo desenfreado, nem todos foram fascinados pela ganância ou pela sede de domínio destes encantadores de almas, ainda existe pessoas com espírito critico e lucidez para trazer lógica e bom senso Bíblico para cercear estes.

Anônimo disse...

SOU CONVERTIDO A 13 ANOS , EU ERA INCREDULO ATE 1998 , QUANDO PEDI UMA PROVA DA EXISTENCIA DE DEUS , E, MEIO AO DESESPERO E DEPRESSÃO PROFUNDA ,ME ENCONTRAVA SENTADO NO CHÃO DA SALA DE MINHA CASA E DISSE: DEUS SE O SENHOR EXISTE ME TOQUE AGORA , MAU FECHEI OS LABIOS , E UM PODER INCRIVEL COMEÇOU A PERCORRER MEU CORPO ,NUNCA HAVIA SENTIDO TAL COISA , DERREPENTE COMECEI A CHORAR INCONTROLAVELMENTE E DERREPENTE A RIR SEM PARAR , RIA E CHORAVA , SEM ENTENDE O POR QUE , DERREPENTE COMECEI A AGRADECER A DEUS , A PARTIR DESSA EXPERIWENCIA MINHA VIDA NUNCA MAIS FOI A MESMA , EU ME CONVERTI , NASCI DENOVO , ABANDONEI O PECADO E COMECEI A BUSCAR A DEUS COM MUITA FOME E SEDE , EU NÃO SEI OPOR QUE DAQUELE CHORO E AO MESMO TEMPO RISO INCONTROLAVEL , QUE MAIS PARECIA NA ALMA , NÃO ERA UM RISO COMUM COMO RIR DE UMA PIADA OU COISA ENGRAÇADA , E NESTES 13 ANOS SERVINDO AO SENHOR ,ALGUMAS VEZES , TOMADO PELA PRESENÇA DE DEUS COMEÇO A RIR SEM PARAR DE MANEIRA INCONTROLÁVEL , SOU FIEL E TEMENTE A DEUS , PROCURO SEMPRE OBEDECER , NÃO CREIO QUE TALEXPERIENCIA SEJA COISA DE MINHA CABEÇA , POIS O RISO NESTAS EXPERIENCIAS SE TRONA INCONTROLÁVEL , E COMO EU DISE NÃO É COMNO RIR DE ALGO ENGRAÇADO , JA TIVE E CONTINUO TENDO ESSAS EXPERIENCIAS , AS VEZES MESMO NO MEU TRABALHO , SINTO A PRESENÇA DE DEUS , MEUS OLHOS SE ENCHEM DE LAGRIMA E COMEÇO A DAR RISADAS , ISO ACONTECE APOS LONGO PERIODO DE ORAÇÃO E COMUNHÃO COM DEUS . NÃO CREIO QUE SEJA ALGO CONTRARIO AO ESPIRITO DE DEUS , PORUE TAL EXPERIENCIA ACONTECEU COMIGO NO INICIO AO ME CONVERTER E AINDA CONTECE ATE HIJE , E NÃO VEJO NADA DE MAU NISSO , INSISTO É ALGO SOBRENATURAL UMA PRESENÇA MUITO FORTE DO ESPIRIRTO SANTO QUE ,E FAZ RIR SEM PARAR . ESSA É MINHA EXPERIENCIA PESSOAL , JAMAIS PEDIRIA A ALGUEM QUE NUNCA FOI AO ESPAÇO PARA DESCREVER A SENSAÇÃO DE IR AO ESPAÇO ..TUDO PASSA PELO PROCESSO DA EXPERIENCIA , E QUANDO SE EXPERIEMENTA ALGO DE FORMA PESOAL SE TORNA INQUESTIONAVEL , POR QUE O ESPIRITO SANTO FAZ ISSO , NÃO SEI , SEI QUE É FRUTO DE MINHA COMUNHÃO COM ELE , FOI ASSIM NO TATO DE MINHA CONVERSÃO UM RISO FORA DO COMUM , UM CHORO SEM IGUAL MISTURADO .. ALGO QUE NUNCA EM 20 ANOS HAVIA SENTIDO E ESSA EXPERIENCIA ME LEVOU A CRISTO ..ELE PODERIA FAZER QUALQUER OUTRA COISA QUANDO PEDI QUE ME DESSE UMA PROVA DE SUA EXISTENIA , MAS ELE PREFERIU ME FAZER SENTIR SUA PRESENÇA , NÃO SEI SE CHAMA UNÇÃO DO RISO MAS QUE ACONTECEU E ACONTECE ISSO É FATO

Leia mais no blog do autor: http://www.esbocandoideias.com/2012/07/15-versiculos-que-provam-que-a-uncao-do-riso-esta-correta.html#ixzz2ONpNpBY8
[Nossos textos podem ser usados à vontade, porém, pra usá-los legalmente, coloque o nome do autor e um link para o blog Esboçando Ideias (pode ser o link acima). Obrigado]