O perigo das seitas

O perigo das seitas

Seitas – O que lhe vem à mente quando ouve esta palavra? Talvez você imagine um grupo de pessoas alienadas da sociedade em algum vilarejo longínquo com roupas esquisitas e rituais macabros.

Infelizmente a verdade é bem diferente do que se pensa. Elas estão em toda parte da sociedade e se alastram como epidemia. Não escolhe posição social, raça ou credo. Estão entre as camadas pobres e também entre a elite social. Muitos artistas são verdadeiros cartões postais das seitas, que através dos meios de comunicação entram em nossos lares e difundem seus ensinamentos.. Quase sempre aparecem na TV um ou outro artista famoso falando sobre os “benefícios” da Meditação Transcendental, de “poder” dos cristais ou indicando seu guru favorito, e tudo isso fundamentado nos moldes “novaerensense”(relativo a Nova Era). Atualmente calcula-se que existam no mundo mais de 10.000 seitas e cada ano que passa surge mais uma com doutrinas e ensinamentos contrários à Palavra de Deus, levando mais e mais pessoas para o engodo satânico da religião. A virada do milênio fornece um clima propício para o fanatismo religioso que parece não ter fim. O próprio Senhor Jesus Cristo já havia profetizado à este respeito quando disse que nos finais dos tempos apareceriam falsos cristos e falsos profetas e enganariam a muitos. E o que temos visto é exatamente isto; engano, falsidade e corrupção entre esses movimentos. Seus líderes são verdadeiros carrascos, impondo o medo, controle espiritual e psicológicos sobre seus adeptos, que recebem uma verdadeira lavagem cerebral. Suas organizações são verdadeiros impérios financeiros, muitas vezes construído com dinheiro ilícito de fontes obscuras e ilegais. Mas o que os fascinam mesmo, é o poder e o dinheiro, e para conseguí-los, não medem esforços, chegando a empregar até mesmo a violência. A proliferação religiosa hoje, é um fenômeno que recebe cada vez mais atenção, dos teólogos, sociólogos e psicólogos que estão perplexos diante da caótica situação religiosa do nosso mundo. As seitas constituem atualmente um grande desafio para a Igreja de Cristo sobre a face da Terra. Pregando uma falso evangelho com falsas promessas, elas conseguem arregimentar um grande número de pessoas para as suas fileiras e o perigo não é só do ponto de vista teológico, mas também público, já que trazem com o seu “modus vivendi”(modo de viver) um grande transtorno para a sociedade de modo geral. Há seitas que proíbem a transfusão de sangue, uso de anticoncepcionais para o controle da natalidade, que sirvam as forças armadas, que votem, que trabalhem em determinado dia da semana, etc...

É só lermos os jornais e revistas ou ligarmos a TV e encontraremos manchetes tais como: “Adeptos Da Seita “X” Cometeram Suicídio Coletivo”. De fato, notícias como esta não são raras hoje em dia.

Quem não se lembra do caso “Jim Jones” em 1978? Esse líder fanático que se intitulava “pastor”, e possuía guarda costas chamados de “anjos”, levou aproximadamente 900 pessoas ao suicídio na Guiana.

CRONOLOGIA DE SUICÍDIOS ENTRE AS SEITAS



Vamos mostrar agora o que tem acontecido nos últimos anos entre estes movimentos e o fim macabro que tiveram.

1993 – Oitenta seguidores da seita, “Ramo Daviniano”, morreram carbonizados.

1993 – Cinqüenta e três pessoas de uma vila do interior do Vietnã, cometeram suicídio coletivo.

1994 – Cinqüenta e três membros da seita “Ordem do Templo Solar”, cometeram igualmente suicídio coletivo.

1995 – A seita japonesa “Ensino da Verdade Suprema” provocou um atentado com gás tóxico no metro de Tóquio, matando dez pessoas e ferindo cerca de cinco mil.

1997 – A seita americana “Porta do Céu” cometeu suicídio coletivo, o saldo de mortos chegou a trinta e nove pessoas.

2000 – Cerca de oitocentas pessoas que estavam envolvidas com a seita “Movimento Pela Restauração dos Dez Mandamentos” morreram carbonizadas na sede da seita em Uganda na África. Antes de cometerem o suicídio o líder da seita os incentivou a abandonar os seus bens, pois iriam se encontrar com a virgem Maria. Pelo jeito o único mandamento que a seita não quis restaurar foi o “Não Matarás”.

Estes são só alguns exemplos, dentre muitos, que não caberia nesse artigo por falta de espaço, mas com certeza já deu para perceber que o perigo das seitas já está virando uma questão para as autoridades públicas se preocuparem. Felizmente muitos governos já estão tomando providências nessa questão. Talvez você esteja raciocinando neste momento: “Eu nunca participaria de tais movimentos”. Será? É possível que você faça parte de uma seita e não saiba, talvez não tão perigosa como as citadas acima, mas perigosa do ponto de vista espiritual e teológico. Não são só as seitas exóticas como as da África que oferecem sacrifícios humanos, ou as apocalípticas de Marshal Applewhite (Porta do Céu) que precisamos nos preocupar. Existem aquelas que estão talvez perto de sua casa, que aparentemente são inofensivas, que são classificadas até mesmo de “cristã”, quem sabe você conheça um amigo ou parente que faça parte dela, essas não deixam de ser também perigosas.

Nenhum comentário: