Cap 3 - O ESPÍRITO SANTO



A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

INTRODUÇÃO

A personalidade (quer dizer, a qualidade ou fato de ser uma pessoa) do Espírito Santo é um fato descrito na Bíblia tanto quanto a personalidade do Pai e do Filho. Quando o homem nega essa verdade fica evidente uma cegueira Satânica. Satã, quem ataca toda a verdade, tem atuado em duas frentes contra a doutrina da personalidade do Espírito Santo:

1. Negação doutrinária

O herege antigo, Arius, falou do Espírito como a "energia exercida por Deus". Isso reduz o Espírito de Deus à uma mera amostra do poder do Pai. Este erro ainda é divulgado por várias seitas.

2. Negação prática

Há muitos religiosos que, mesmo não negado a doutrina da personalidade do Espírito em suas confissões de fé, na prática vêem a Ele como um simples poder. Devido a obra do Espírito ser invisível eles o confundem com as suas obras e dons. Este povo freqüentemente refere-se ao Espírito como se fosse possível ter "muito" dEle. O autor lembre se de uma ocasião quando um Pastor Batista disse, "o Espírito esteve aí com grande poder". Este homem piedoso então corrigiu a si mesmo dizendo, "O Espirito esteve aí com infinito poder e manifestou grande poder." Que sejamos cuidadosos quando falamos do Espírito bendito de Deus.

As igrejas primitivas conheciam o Espírito Santo como uma Pessoa Divina que poderia ser seguida (Atos 13:2) e com Quem poderiam ter comunhão (II Coríntios 13:14). Devemos estar alertas para notarmos quando perdemos o reconhecimento da Sua presença e Pessoa.

I. O ESPÍRITO SANTO ESTÁ ASSOCIADO AO PAI E AO FILHO.

É impossível entender como alguém pode negar a personalidade do Espírito e ainda ter bom senso com as Escrituras (Mateus 28:19; II Coríntios 13:14; I João 5:7). Alguém mencionaria um mero "exercício de esforço" em uma lista de personalidades.

II. O ESPÍRITO SANTO TEM TODOS OS ATRIBUTOS DE UMA PESSOA

A. Ele pensa - I Coríntios 2:10-11; Atos 15:28.
B. Ele sente

    1. Ele pode ser entristecido - Efésios 4:30
    2. Ele pode ser contristado - Isaías 63:10
    3. Ele ama - Romanos 15:30 (podemos mencionar aqui que é impossível entristecermos a uma pessoa que não nos ama).
C. Ele exercita volição (poder de escolha) - I Coríntios 12:11.
D. Ele age
    1. Ele inspirou as Escrituras - II Pedro 1:21
    2. Ele ensina - João 14:26
    3. Ele guia - Romanos 8:4
    4. Ele fala - Atos 8:29; 13:2
    5. Ele convence - João 16:8-11
    6. Ele regenera - João 3:5
    7. Ele conforta - João 14:16
    8. Ele testifica - João 15:26
    9. Ele intercede - Romanos 8:26
    10. Ele chama para o ministério - Atos 13:2; 20:28
    11. Ele cria - Jó 33:4
E. O Espírito Santo nunca deve ser confundido com os Seus dons - (I Coríntios 12:4, 7-11; Atos 2:38). Todos os Cristãos têm o "dom do Espírito Santo," mas ninguém tem toda a "diversidade de dons".

F. Cristo confortou os Apóstolos com a promessa da presença de uma outra pessoa divina em sua ausência - João 14:16.

A palavra 'parakletos', traduzida como "Consolador" em João 14:16, é traduzida como "Advogado" em I João 2:1 e neste versículo refere-se a Jesus Cristo. Jesus Cristo é nosso Consolador e assim segue o Espírito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em João 14:16 para "outro" é allos que significa "um outro do mesmo tipo" ao invés de heteros que Significa "um outro de um tipo diferente."

G. As ações do homem para com o Espírito provam que Ele é uma pessoa

    1. O homem blasfema contra o Espírito - Mateus 12:31. A natureza do pecado que não tem perdão prova a personalidade do Espírito. A blasfema contra uma pessoa e não contra um poder é que não tem perdão.
    2. O homem mente ao Espírito Santo - Atos 5:3.
    3. O homem tenta o Espírito Santo - Atos 5:9.
    4. O homem resiste o Espírito Santo - Atos 7:51.
    5. O homem obedece o Espírito Santo Atos 13:2,3.
H. São pronomes pessoais usados em referência ao Espírito Santo.

Em Atos 13:2 é usado o pronome ‘me’ e o verbo na primeira pessoa ‘tenho’ ; em João 15:26 o pronome ‘ele’ é usado, também, em João 16:8,13.

Conclusão

Nas lições seguintes estudaremos os dons e as operações do Espírito Santo. Antes de começarmos, deixe me implorar para que você entenda Quem é o Espírito Santo. Como um jovem crente eu vi muitas igrejas pregarem a obra de Cristo e o plano da salvação, mas, evidentemente, esqueceram-se da pessoa de Cristo. Não devemos cometer o mesmo erro em se tratando do Espírito Santo.

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão e Editoração: Calvin Gardner

(voltar aos tópicos desse estudo)

Nenhum comentário: