Cap 12 - O ESPÍRITO SANTO



A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO

Os Apóstolos ficaram tristes e confusos quando da menção da morte de Cristo e de sua partida. Na noite anterior a da Sua crucificação, o Salvador fortaleceu-os falando da vinda de um outro Consolador (João 14:16, 17). Este Consolador não só estaria com eles durante a vida como verdadeiramente habitaria neles. A habitação do Espírito de Deus ainda é consolo e sustento para os crentes. Nosso Salvador não está conosco em carne enquanto nós enfrentamos as aflições de cada dia, mas há Um maior do que o mundo (I João 4:4).

I. A DOUTRINA BÍBLICA DECLARADA.

O Novo Testamento ensina que o corpo de cada crente é lugar de habitação para o Espírito de Deus (I Cor 6:19; João 7:38,39). A habitação do Espírito não deve ser confundida com Suas obras graciosas no crente. A regeneração e os dons do Espírito devem ser distinguidos do dom da própria pessoa do Espírito (I Cor 12:4; Atos 2:38).

II. UMA VISÃO FALSA

Nenhuma verdade bíblica tem escapado da perversão das mãos dos homens. O erro mais comum referente a habitação do Espírito nos crentes é a afirmação de que essa benção não é comum a todos os crentes. Muitos ensinam que a salvação deve ser complementada por uma outra experiência antes que alguém possa gozar da presença e do poder do Espírito. A essa experiência chamam de segunda benção, santificação, ou batismo com o Espírito Santo. Enquanto vários grupos aumentam seus próprios conceitos, a idéia geral permanece a mesma.

A falha fundamental deste ensinamento está na idéia de que a salvação deve ser suplementada. Estando em Cristo o crente alcança todas as bênçãos (Col 2:10; Efés 1:3; I Cor 1:30). Quando os homens deixam de estar atentos a Cristo eles cometem erros. O dom do Espírito Santo vem para nós através da salvação por Cristo não como um suplemento (Rom 8:32; João 7:39). O Espírito Santo veio para magnificar a Jesus Cristo e não para chamar a atenção a Si (João 15:26).

III. A DOUTRINA BÍBLICA PROVADA

Já têm sido mencionado os versículos que mostram nossa doutrina claramente, e estes que seguem revelarão que há muitas outras verdades bíblicas que sugerem a habitação do Espírito Santo em cada crente.

A. O Espírito é recebido através da fé. A condição da salvação e o recebimento do Espírito são iguais - Efésios 2:8; João 7:38,39; Atos 11:16,17; Gálatas 3:2; Efésios 1:13.

B. Aqueles que estão sem o Espírito não são salvos - Romanos 8:9; I Coríntios 2:9-15; 12:3; Judas 19.

C. A presença do Espírito é necessária para que alguém seja ressurgido ou transladado - Romanos 8:11.

D. O Espírito é um dom - Atos 10:45.

E. A segurança da salvação está baseada em nós termos o Espírito - I João 4:13; 3:24; Romanos 8:15,16; 5:5.

F. Os crentes são vencedores - I João 4:3,4.

G. Deus nos dá o Espírito porque somos filhos - Gálatas 4:6..

A Simples idéia de um cristão não ter o Espírito é contraditória a todos os ensinamentos da Bíblia sobre a salvação

IV. PROBLEMAS RESOLVIDOS

Deixe-nos gastar alguns momentos com versículos usados no ensino de um falso aspecto dessa doutrina.

A. Efésios 5:18 - O "enchimento" do Espírito e a "habitação" não devem ser confundidos. Nós nunca somos instruídos a sermos "habitados" pelo Espírito de Deus.

B. Atos 5:32 - A obediência mencionada aqui é simplesmente a fé em Cristo. II Tessalonicenses 1:8; João 6:28,29; 7:39.

C. Passagens relacionadas ao batismo com o Espírito Santo - veja o capítulo 20

Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão e Editoração: Calvin Gardner


(voltar aos tópicos desse estudo)

Nenhum comentário: