A HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Os Apóstolos ficaram tristes e confusos quando da menção da morte de Cristo e de sua partida. Na noite anterior a da Sua crucificação, o Salvador fortaleceu-os falando da vinda de um outro Consolador (João 14:16, 17). Este Consolador não só estaria com eles durante a vida como verdadeiramente habitaria neles. A habitação do Espírito de Deus ainda é consolo e sustento para os crentes. Nosso Salvador não está conosco em carne enquanto nós enfrentamos as aflições de cada dia, mas há Um maior do que o mundo (I João 4:4).
I. A DOUTRINA BÍBLICA DECLARADA.
O Novo Testamento ensina que o corpo de cada crente é lugar de habitação para o Espírito de Deus (I Cor 6:19; João 7:38,39). A habitação do Espírito não deve ser confundida com Suas obras graciosas no crente. A regeneração e os dons do Espírito devem ser distinguidos do dom da própria pessoa do Espírito (I Cor 12:4; Atos 2:38).
II. UMA VISÃO FALSA
Nenhuma verdade bíblica tem escapado da perversão das mãos dos homens. O erro mais comum referente a habitação do Espírito nos crentes é a afirmação de que essa benção não é comum a todos os crentes. Muitos ensinam que a salvação deve ser complementada por uma outra experiência antes que alguém possa gozar da presença e do poder do Espírito. A essa experiência chamam de segunda benção, santificação, ou batismo com o Espírito Santo. Enquanto vários grupos aumentam seus próprios conceitos, a idéia geral permanece a mesma.
A falha fundamental deste ensinamento está na idéia de que a salvação deve ser suplementada. Estando em Cristo o crente alcança todas as bênçãos (Col 2:10; Efés 1:3; I Cor 1:30). Quando os homens deixam de estar atentos a Cristo eles cometem erros. O dom do Espírito Santo vem para nós através da salvação por Cristo não como um suplemento (Rom 8:32; João 7:39). O Espírito Santo veio para magnificar a Jesus Cristo e não para chamar a atenção a Si (João 15:26).
III. A DOUTRINA BÍBLICA PROVADA
Já têm sido mencionado os versículos que mostram nossa doutrina claramente, e estes que seguem revelarão que há muitas outras verdades bíblicas que sugerem a habitação do Espírito Santo em cada crente.
A. O Espírito é recebido através da fé. A condição da salvação e o recebimento do Espírito são iguais - Efésios 2:8; João 7:38,39; Atos 11:16,17; Gálatas 3:2; Efésios 1:13.
B. Aqueles que estão sem o Espírito não são salvos - Romanos 8:9; I Coríntios 2:9-15; 12:3; Judas 19.
C. A presença do Espírito é necessária para que alguém seja ressurgido ou transladado - Romanos 8:11.
D. O Espírito é um dom - Atos 10:45.
E. A segurança da salvação está baseada em nós termos o Espírito - I João 4:13; 3:24; Romanos 8:15,16; 5:5.
F. Os crentes são vencedores - I João 4:3,4.
G. Deus nos dá o Espírito porque somos filhos - Gálatas 4:6..
A Simples idéia de um cristão não ter o Espírito é contraditória a todos os ensinamentos da Bíblia sobre a salvação
IV. PROBLEMAS RESOLVIDOS
Deixe-nos gastar alguns momentos com versículos usados no ensino de um falso aspecto dessa doutrina.
A. Efésios 5:18 - O "enchimento" do Espírito e a "habitação" não devem ser confundidos. Nós nunca somos instruídos a sermos "habitados" pelo Espírito de Deus.
B. Atos 5:32 - A obediência mencionada aqui é simplesmente a fé em Cristo. II Tessalonicenses 1:8; João 6:28,29; 7:39.
C. Passagens relacionadas ao batismo com o Espírito Santo - veja o capítulo 20
Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão e Editoração: Calvin Gardner
(voltar aos tópicos desse estudo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário